segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Filme de Segunda 54

Os descendentes
Estamos numa boa época de ir ao cinema. É a época em que chaga ao circuito comercial brasileiro os filmes indicados e ganhadores de alguns dos principais festivais de cinema do mundo. Este é o caso de  Os descendentes, ganhador de dois Globos de Ouro (melhor filme e melhor ator dramático) e indicado à cinco categorias no Oscar.

Os descendentes é um drama familiar, com uma história pesada, daquelas de embrulhar o estômago e nos fazer pensar: e se fosse comigo? Porém, apesar de um drama pesado, a direção de Alexander Payne e a atuação de George Clooney deixam a história menos complicada de ser digerida pelo público.

Matt King, personagem de Clooney, é advogado, casado, pais de dois filhos, nascido no Havaí e responsável por gerir o espólio da família, herdeira de uma valiosa quantidade de terra da antiga realiza havaiana. Além das negociações milionárias que analisa, discute com os primos e que definirão o futuro econômico da família como um tudo, Matt ainda se depara com uma situação chave de sua vida, o coma da sua esposa e a responsabilidade até então nova para ele de cuidar das duas filhas, uma de 10 e outra de 17.

O grande mote da trama é que a certa altura Matt descobre que sua esposa, que está em coma e prestes à morrer, tinha um amante e este amante é um dos caras que mais vai lucrar com suas negociações do espólio de família.

Em Os descendentes ninguém é vilão, embora facilmente esta ideia possa ser empregada a qualquer um dos personagens. Alexander Payne tenta ao máximo esvaziar a figura do vilão, e tem méritos. A história toca o espectador, mas não ao ponto de revoltar. Mas talvez comover, entender e que perdoar vai de cada um, mas seguir em frente é essencial.

Clooney está demais. Merece o Globo de Ouro e a indicação ao Oscar. Não exagera em nenhum momento, não faz caricatura de nada. George Clooney é um dos caras legais de Hollywood! Faz cinema porque gosta, não porque quer ser galã. Está sempre metido em projetos legais, que ele faz pra se divertir e pra atuar.

Os descendentes vale pelo trabalho de George Clooney, vale pelas das atrizes mirins que são muito simpáticas, pela trilha toda com música havaiana, maravilhosa, e pelo diretor, que sempre faz filmes muito bons, e este é mais um.

Gênero: Drama
Duração: 117 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Alexander Payne
Roteiro:  Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash, baseados na obra de Kaui Hart Hemmings
Distribuidora: Fox Film
Censura: 14 anos
Ano: 2011




Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
- Inclassificável


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário