segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Filme de Segunda

Os Caça-Fantasmas
O ano é novo, mas o filme é velho. Se chegamos a 2012, neste primeiro Filme de Segunda do ano voltamos pouco mais de três décadas, mais exatamente em 1984, para falar dos queridos Caça-Fantasmas. Umas das trilhas sonoras mais marcantes do cinema, uma das comédias mais lembradas, um dos meus filmes preferidos na infância, e continua sendo.
Pude rever o filme neste final de semana. Continua sendo um divertimento, apesar dos efeitos especiais terem envelhecido muito, as piadas continuam boas, a ideia continua original e o elenco é impagável. Quem dirige o longa é Ivan Reitman, quem também dirigiu o segundo filme, em 89, além de títulos como Um tira no jardim de infância (1990), Junior (1994) e Evolução (2001). 
Os Caça-Fantasmas foi escrito pelos multifuncionais Dan Aykroyd e Harold Ramis, que também atuam no filme. São, respectivamente, Raymond e Egon. A dupla atua ao lado do impagável Bill Murray que, junto dos dois roteiristas, compõe o trio de caçadores. Os três, inicialmente professores universitários que fazem pesquisas paranormais, até serem despejados pela reitoria e terem sua verba cortada. Daí partem para um novo projeto, que é criar um serviço de caça-fantasmas em Nova Iorque.
Dan Aykroyd e Bill Murray faziam parte do clássico programa de humor americano Saturday Night Live, que ainda está no ar. Aykroyd é ator, roteirista, diretor. Tem uma supercarreira no cinema, assim como Bill Murray, que seguiu fazendo grandes trabalhos. Ainda fecham o elenco o baixinho Rick Moranis e a linda Sigourney Weaver. Diferente de alguns clássico oitentista, os principais nomes de Os Caça-Fantasmas conseguiram superar a década e seguir trabalhando nos anos 90 e 2000.
Para minha surpresa, o filme conta com um site oficial, o http://www.ghostbusters.com/, cheio de informação e produtos licenciados. E para a alegria dos fãs, é forte a possibilidade de um terceiro filme ser rodado em 2012. Parece que o roteiro de Dan Aykroyd e Harold Ramis já está pronto, a parte mais complicada está sendo convencer Bill Murray a participar do projeto.

Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme [Clássico]
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
- Inclassificável

Nenhum comentário:

Postar um comentário