quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O ex-Presidente, o SUS e a demagogia

Muito se escreveu, se disse, se pregou e praguejou sobre a campanha que surgiu na internet  defendendo que Lula trate seu cancêr pelo SUS. Óbvio que tem bastante de ranço político nessa campanha, da mesma forma que teria caso o mesmo estivesse acontecendo com José Serra sendo ele um ex-presidente da República que governou por dois mandatos. Algumas pessoas mais alinhadas à esquerda fariam o mesmo que fazem agora algumas aliadas à direita.
Não descarto desse bolo, e talvez até seja a maior fatia, as pessoas que generalizam políticos, politicagens e partidos. Afirmar que são todos iguais, todos corruptos que só querem roubar e se dar bem. Realmente não acho que seja esta a realidade política do Brasil e é uma pena que ainda vejam desta forma. É uma forma de pensar que esvazia o debate político e, consequentemente, não cria na população uma consciência política que está caindo de madura!
Mas este post em questão serve muito mais para falar do texto do Rodrigo Cardia no blog Cão Uivador do que qualquer outra coisa. Como muitos, e como este que vos tecla, inclusive, Cardia também está de saco cheio desse papo de mandar o Lula se tratar no SUS. Ele tem certeza absoluta "de que, se Lula decidisse tratar seu câncer pelo SUS, os mesmos que estão enchendo o saco chamariam ele de 'demagogo', e reclamariam dele tirar a vaga de quem não pode pagar, enquanto ele tem dinheiro para fazer tratamento particular."
Ele tem certeza, tem razão e fez a melhor síntese sobre tudo isso que está acontecendo em torno da enfermidade do ex-Presidente.
Só para constar e não deixar passar em branco, meu ideal de saúde é a totalmente pública. Sem planos de saúde ou iniciativa privada. Planos de saúde e iniciativa privada, aliás, que através de um forte ($) lobby nos bastidores, são muito responsáveis pelas falhas do nosso sistema público de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário