segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Filme de Segunda

O Palhaço
É por filmes como O Palhaço que já está mais do que na hora de filme nacional deixar de ser classificação. O segundo filme da cerreira de Selton Mello como diretor e roteirista (o primeiro é Feliz natal, de 2008) é uma belíssima comédia dramática. De técnica apurada, o longa abusa de acertar na trilha sonora, na fotografia, no elenco, no figurino. Mesmo que a imagem do palhaço triste não seja nenhuma novidade no cinema, e nas artes de um modo geral, o palhaço Pangaré aqui soa muito original na interpretação de Selton Mello.
O filme se passa, ao que parece, em meio aos anos 70, no interior do nordeste brasileiro. A imagem do circo pobre administrado por Benjamin (Selton) e seu pai (Paulo José) em nada contrasta com o cotidiano simples das pequenas cidades por onde a trupi passa. A pobreza só é quebrada na imagem de cada prefeito, convidados ilustres em cada apresentação. O dono do circo é o personagem de Paulo José, também palhaço, mas tudo indica que ele está passando o negócio para o filho.
Benjamin tem mais preocupações que soluções. Mais perguntas que respostas. O dilema central de O Palhaço trata de um cara que chega num momento da sua vida em que ele precisa descobrir quem realmente é e o que realmente quer. Benjamim, o Pangaré, vai atrás dessas respostas.
Não deixa de ser um privilégio poder assistir dois monstros como Paulo José e Selton Mello atuando juntos, brincando em cena, fazendo rir e fazendo chorar. Ou então ver uma linda homenagem ao humor nacional, com as participações especiais de Tonico Pereira, Moacir Franco, Ferrugem, Fabiana Carla e Jorge Loredo ( o eterno Zé Bonitinho).Todos muito protagonistas em suas cenas específicas. Moacir Franco, inclusive, é o cara da cena mais engraçada do filme.
Ao bom e velho estilo grande família, com piadas e dramas cotidianos, mesmo que adaptado ao um contexto circense, O Palhaço é uma linda realização. Repare que cada cena parece um lindo quadro que poderia ser exposto em qualquer galeria. Vá ao cinema e repare em tudo, pois este é o segundo filme da carreira de um cineasta que está iniciando sua promissora carreira.


Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
- Inclassificável

Nenhum comentário:

Postar um comentário