terça-feira, 25 de outubro de 2011

A grande mídia e o temor a uma comunicação mais democrática

É nessa quarta-feira a audiência pública na Câmara do Deputados que irá discutir o caso de censura do jornal Folha de S. Paulo contra o blog Falha de São Paulo. A audiência foi convocada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Em um nota deselegante assinada pelo dono do Grupo Folha, pelo diretor-executivo e pelo secretário de redação do jornal , a Folha já avisou que não comparecerá na audiência pública. Além de desqualificar a discussão, afirmando estar "superada", chamou o deputado de desenformado e disse que os dois irmãos responsáveis pelo blog são ligados ao PT.
Este é mais um exemplo, e talvez dos mais graves, de como as grandes corporações midiáticas usam todo seu poderio político, econômico e principalmente jurídico para minar o trabalho de jornalistas independentes e comprometidos com uma forma mais transparente de jornalismo. Forma esta que ganhou força, espaço e consumidores com a internet e, por isto, incomoda quem é grande.
Enquanto alguns nadam contra a corrente (ou apenas tentam pará-la), já está marcado para este dia 27 de outubro o I Encontro Mundial de Blogueiros, que ocorre em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento que começa na quinta e termina no sábado, vai receber um monte de gente importante nesse universo que cresce a cada dia e a cada conquista, desde os primeiros encontros nacionais e regionais em todo o Brasil ano passado e esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário