terça-feira, 14 de junho de 2011

Em mãos: Tabaré

Chegou a mim nessa segunda-feira a segunda edição do jornal Tabaré. Muito ouvi falar da primeira edição, que saiu em maio, mas por um motivo ou outro, acabou que não passei os olhos na publicação primogênita. O primeiro Tabaré levantou certa polêmica. Pela longa entrevista com o assaltante Papagaio, 21 dias antes dele fugir da cadeia pela 6° vez. Pela foto que reuniu toda a equipe do jornal sem roupas.
Tabaré é um jornal editado e distribuído gratuitamente em Porto Alegre, feito, em sua maioria, por estudantes do jornalismo da UFRGS. Ainda que em poucas 10 ou 11 páginas, trás aquele jornalismo sem medo de ser feliz, sem medo de não agradar alguém, ou de dizer palavrão ou de dizer o que precisa ser dito. Ou até mesmo fazer a piada que ninguém fez.
O jornal é um pasquim, ao velho estilo subversivo do jornalismo alternativo em tempos de regime militar. Do escrachado ao sério, o Tabaré consegue esse mérito. Como tem conseguido e resgatado um pouco disso a revista Piuí nos últimos 5 anos.
O Tabaré está apenas começando, chega agora ao segundo mês. Espero que tenha muito a crescer ainda, e a melhorar o que já está legal.
Desta segunda edição destaco a boa entrevista com o famoso cartunista Laerte, realizada por Ariel Fagundes e Marcus Pereira. O Laerte, que depois de quase 60 anos de vida, resolve se travestir nas horas vagas (e nem tão vagas). E tem um texto muito interessante do Leandro Rodrigues e Natascha Castro sobre o Hospital Colonia de Itapuã, conhecido popularmente como o "leprosário". Além de outras coisas que também valem a pena.

Segundo o blog do Tabaré, o jornal pode ser encontrado nos seguintes lugares:


Bares:
Café Cantante (Rua Fernandes Vieira, 615)
Comitê Latino-americano (Rua Vieira de Castro, 133)
Ocidente (Av. Osvaldo Aranha, 960)
Tutti Giorni (Altos do Viaduto Otávio Rocha)

Faculdades:
Espaço Contraponto (Campus Centro UFRGS)
Fabico (Av. Ramiro Barcelos, 2705)
Famecos (Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7)
Instituto de Artes (Rua Senhor dos Passos, 248)
Jornalismo – Unisinos (Av. Unisinos, 950, São Leopoldo)
UERGS (Capitão Porfírio Peixoto, 2141, Montenegro)
Xerox da Clê (Praça Central do Campus do Vale)

Livrarias:
Letras e Cia (Av. Osvaldo Aranha, 444 )
Palavraria (Av. Vasco da Gama, 165)

Centros culturais:
Casa de Cultura Mario Quintana (Rua da Praia, 736)
SindBancários (Rua da Ladeira, 424)
Instituto NT de cinema e cultura (Rua Marquês do Pombal, 1111)

Nenhum comentário:

Postar um comentário