quarta-feira, 4 de maio de 2011

Repercussão do post "Casa ou quartel?"

Foi publicada  essa semana em vários blogs de Porto Alegre a reportagem Casa ou quartel?, de Alexandre Haubrich, que fala do impasse instaurado entre reitoria da UFRGS e a Casa do Estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Haubrich, através do e-mail que reproduzo na sequência, comunicou aos editores dos blogs que colaboraram publicando a matéria a importante repercussão da reportagem:

Novidades Casa do Estudante UFRGS
Olá pessoal
Envio esse email aos que publicaram o texto que produzi sobre a situação na Casa do Estudante da UFRGS, e para alguns outros. Tenho novidades, uma boa e uma ruim.
A novidade boa é que nós, comunicadores independentes, pautamos a Zero Hora. Sim, a partir da repercussão que conseguimos pelos blogs de vocês e pelo Twitter, hoje saiu uma matéria na Zero Hora sobre o assunto. Não sei se a Reitoria, pressionada pelos vossos blogues, chamou a ZH ou se alguém da própria ZH viu o texto e resolveu checar o que estava acontecendo. Fato é que fica claro, pela pouca divulgação que havia antes e por justamente agora ZH resolver tratar do tema, que mais uma vez a mídia independente está conseguindo pautar os veículos hegemônicos. Uma vitória nossa.
A notícia ruim é que, obviamente, a matéria de ZH é totalmente tendenciosa, manipuladora e distorce terrivelmente o que está acontecendo. A impressão que a matéria do Carlos Wagner (o mesmo que cobre sempre o MST) é de que os estudantes querem só beber e andar nus dentro da CEU. Ou "tomar o poder", atropelar a Reitoria.
A consequência disso é que hoje o post que vou escrever para o Jornalismo B será sobre isso, sobre a matéria que ZH fez em parceria com a Reitoria. Vou ver se consigo também uma nota do pessoal da Casa sobre a tal matéria.
Quando estiver pronto envio tudo pra vocês, caso se interessem (seria ótimo) em republicar.
Mais uma vez agradeço, é nesse tipo de trabalho conjunto que vamos virando o jogo.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário