segunda-feira, 9 de maio de 2011

Filme de Segunda

Amor sem escalas
Esse é para buscar na locadora ou baixar. Amor sem escalas é filme de 2009, dirigido e roteirizado pelo jovem e promissor cineasta Jeason Reitman, o mesmo de Obrigado por fumar (2006) e Juno (2007), grandes filmes. À primeira vista, dá para classificar Amor sem escalas como uma comédia romântica. Mas só à primeira vista. A leveza do filme nos engana, a simpatia do elenco nos cativa. Ao melhor estilo Woody Allen, o que parece ser engraçado e bonitinho, na verdade diz muito de comportamento humano e trás muito drama, coisas pesadas, que incomodam de certa forma. Amor... é adaptação de um livro homônimo, de 2001.

Ryan Bingham, personagem de George Clooney, é um cara de meia idade, solteiro, de pouco contato com a família, que passa mais tempo em aeroportos e aviões que em seu próprio apartamento. Bingham trabalha para uma empresa que terceiriza demissões, ou seja, faz o serviço sujo de quem não quer sujar as mãos. Ele viaja todos os Estado Unidos comunicando pessoas que a empresa em que elas trabalham não precisam mais delas. As reações dos demitidos são das mais diversas, do cômico ao triste.

Bingham tem um hobby que é quase uma obsessão, acumular milhas pela sua companhia aérea preferida. De comportamento frio e praticamente vivendo no piloto automático, de repente ele se vê obrigado a tratar de assunto muito mais complicados que demitir pessoas que ele nem conhece. O assunto é sua própria vida, que sai do piloto automático quando três mulheres cruzam, ao mesmo tempo, seu caminho. Uma delas é Alex Goran (Vera Farmiga), uma versão feminina de Ryan Bingham, que ele encontra em diversos lugares por onde desembarca e acaba virando sua amante. A segunda é Natalie Keener (Anna Kendrick), uma jovem recém saída da faculdade, metida a nerd, contratada pela empresa para implantar um novo sistema de videoconfrência e acabar com as viagens. A terceira mulher é sua irmã, a qual ele não tem a mínima intimidade, mas é convidado para o casamento e ainda recebe a missão de "levar" e fotografar o casal para os mais variados pontos turísticos do mundo (imagem abaixo), o que rende boas cenas!
Em Amor sem escalas tem um George Clooney com um charme invejável, trabalhando muito bem como sempre, sabendo fazer rir, sabendo emocionar. Tem a bonitinha da Anna Kendrick, que está muito bacana no papel de novata certinha e CDF. Tem a Vera Farmiga, que eu não conhecia, mas é grata surpresa, fazendo a versão feminina de Clooney, também com muito charme.

Acho que dá pra dizer que Amor sem escalas é um filme charmoso, que facilmente conquista. O protagonista tem tudo para não ser simpático e, verão, ao final do filme estarão torcendo por ele. Ou torcendo para que o filme não termine ali, que continue nos contando a história da vida de Ryan Bingham.
 
Classificação PoA Geral

- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
- Inclassificável

Um comentário: