domingo, 20 de março de 2011

Observatório Tricolor

Só Victor, dos titulares, entrou em campo contra o Porto Alegre, no Estádio Passo D'Areia, para tentar a primeira vitória tricolor no segundo turno do Gauchão. O placar de 3 a 0 contra um dos prováveis rebaixados do Campeonato Gaucho aconteceu sem muito brilhantismo, mas de forma natural. Renato pôde observar um time repleto de gurizada que ainda busca espaço dentro do grupo, como os meias Mithyuê e Pessalli, o zagueiro Saimon e o garotinho Leandro, que entrou no segundo tempo e pifou Vinícius Pacheco para que fizesse o terceiro gol do Grêmio.
E tinha ainda um segundo grupo de jogadores, uns nem tão jovens assim, que buscam espaço na equipe titular. Aí dá pra colocar o próprio Pacheco, o Viçosa, o Escudero, o Collaço, o Willian Magrão e o Fernando e até o Maylson, agora servindo de reserva pro lateral-direito Gabriel.
O Grêmio jogou no 4-4-2 à brasileira, com meio campo em quadrado, o que dá para chamar de 4-2-2-2. Enfrentou as dificuldades do gramado, de entrosamento e alguma resistência por parte do Porto Alegre, que joga com a corda no pescoço nesse campeonato. O time da zona sul da capital jogou em esquema espelhado ao do Grêmio, pouco fez na partida. E o que fez, um gol ainda no primeiro tempo, quando já estava 2 a 0 para o Grêmio, foi equivocadamente anulado pela assistente Tatiana Jacques de Freitas.
Renato saiu satisfeito da Passo D'Areia, faturou três pontos e tem boas notícias vindas do time de reservas do Grêmio. O treinador que recentemente perdeu André Lima, que para por 2 meses, e busca uma alternativa de ataque para ser companheiro de Borges, viu a boa partida de Escudero, jogando de segundo atacante, caindo pelas beiradas e aparecendo bem dentro da área. Viu também Junior Viçosa em tarde feliz, chamando o jogo e fazendo bem a parede pra quem vinha de trás. No segundo tempo, teve a entrada de Vinícius Pacheco, que pediu pro Renato para ser atacante, jogou como tal e fez bonito gol. Aliás, como também fizeram seus gols Escudero e Viçosa.
Outros dois destaques foram Pessalli e Bruno Collaço. O meia Pessalli atuou pelos dois lados do campo, na esquerda primeiramente e, na segunda etapa, na direita. Por onde jogou, cresceu também o lateral do setor. Esse jogador foi o mais regular meio-campista do Grêmio, já que Fernando não se sobressaiu e W. Magrão não se expôs muito. E Bruno Collaço, sempre quando entra, tem mostrado mais credenciais que Gilson para ser o lateral titular do Grêmio enquanto Lúcio for mantido como meio-campista.
Do observatório Tricolor, nenhum craque e nada de extraordinário, mas o salto é positivo. O Grêmio não tem dois times, mas tem peças de reposição satisfatórias e um bom grupo - com suas deficiências pontuais, é claro. E o Porto Alegre... bem, o Porto Alegre vai ter que jogar o que não sabe para se salvar.
O Grêmio volta a entrar em campo na quarta-feira, às 19h30, no Olímpico, quando recebe o Inter-SM. Renato deve escalar o que tem de melhor para trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário