Na quarta, 8, o Ministério da Cultura divulgou a lista dos 23 filmes brasileiros que disputam o direito de serem inscritos na briga pelo Oscar 2011 de Melhor Filme Estrangeiro. O anuncio do filme escolhido será dia 23 de setembro. Concorrem na lista, três filmes com DNA gaúcho: Os famosos e os duendes da morte, Em teu nome e Antes que o mundo acabe.
Os famosos e os duendes da morte se passa no interior do Rio Grande do Sul, no auge do inverno, e muito por conta disso tem uma fotografia maravilhosa. O filme tem direção do paulista Esmir Filho, e é uma parceria entre várias produtoras, entre elas a Warner Bros e a Casa de Cinema de Porto Alegre. Não é um filme fácil, é daqueles de entrar em transe, se concentrar e só despertar quando sobem os créditos.
Por outro lado, Antes que o mundo acabe é o tipo de filme que agrada gregos e troianos, é o filme de estreia da cineasta gaúcha Ana Luiza Azevedo, e mais um sucesso da Casa de Cinema de Porto Alegre. Antes que o mundo acabe, como no filme de Esmir Filho, também traça um retrato da juventude dos anos 2000 que vive no interior do RS e flerta de alguma forma com o mundo lá fora - ou Porto Alegre, o mais próximo de "mundo lá fora" que conseguem alcançar.
O Em teu nome eu não vi. Quero muito ver, mesmo que a crítica especializada tenha batido bastante no filme, que conta a história do passo-fundense João Carlos Bona Garcia. Boni, como era chamado, participou de movimentos de luta armada contra a ditadura militar no Brasil, à época quando estudante de arquitetura. Boni foi exilado, passou por vários países até voltar ao Brasil depois da lei da anistia Em teu nome é de Paulo Nascimento e não foi gravado só aqui, mas também tem locações no Chile, no Marrocos e na França.
Duvido que algum dos três filmes tenha chance na disputa com os outros 20, que são:
- As Melhores Coisas do Mundo
- A Suprema Felicidade
- Bróder
- Carregadoras de Sonhos
- Cabeça a Prêmio
- 5X Favela - Agora Por Nós Mesmos
- Chico Xavier
- É Proibido Fumar
- Hotel Atlântico
- Lula, o Filho do Brasil
- Nosso Lar
- Olhos Azuis
- Ouro Negro
- O Bem Amado
- O Grão
- Os Inquilinos
- Quincas Berro D’água
- Reflexões de um Liquidificador
- Sonhos Roubados
- Utopia e Barbárie
No site do Ministério da Cultura é possível votar no seu filme preferido, porém o vencedor do voto popular não garante lugar na disputa do Oscar. Servirá apenas como um cartão de visita de luxo para a comissão de julgadores que dará o veredito final.
Links para os trailers:
Da presente lista poucos, ou quase nenhum, eu vi, ontem tive a oportunidade de assistir ao filme sobre a vida de Chico Xavier, que, particularmente acho que encabeça a lista de possível filme estrangeiro, não só pelo filme que foi muito bem feito, mas pela história do Chico.
ResponderExcluir