segunda-feira, 12 de julho de 2010

Edital para "revitalização" do Cais Mauá

Do Portal do Estado do Rio Grande do Sul


Edital para revitalização do Cais Mauá está disponível na internet
10/07/2010
A revitalização da área urbana denominada Cais Mauá está aberto à concorrência. Integrante do porto da capital gaúcha, totaliza um espaço de 181.295m². O edital, em sua íntegra e respectivos anexos, está disponível no endereço eletrônico da Central de Compras do Estado -www.cecom.rs.gov.br - com prazo para recebimento de propostas até 08 de outubro de 2010.

O investimento ficará entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões, por parte da empresa vencedora da concorrência e que deverá cumprir todos os trâmites legais de licenciamento. A expectativa aponta para a criação de 10 mil novos postos de trabalhos, diretos e indiretos, no complexo de atividades comerciais, empresariais, de lazer, entretenimento e culturais, que passarão a existir naquela área.

Segundo o secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), Josué de Souza Barbosa, o projeto vencedor da concorrência deverá priorizar a acessibilidade, restauro do patrimônio histórico e realocação dos prédios públicos atualmente existentes, entre outros. Espaços para eventos como a Bienal do Mercosul, a Feira do Livro de Porto Alegre e Museu de Arte Contemporânea também estão previstos no projeto. Outro ítem importante na visão do titular da Sedai é a implementação do Centro de Controle da Águas da Bacia Hidrográfica do Guaíba, bem como, um Centro da Juventude. Barbosa assinala que a primeira obra prevista no cronograma é o restauro dos armazéns.

Entre os espaços urbanos que serão disponibilizados, conforme o Edital de Concorrência nº 001/2010, despontam a área das Docas que totaliza 65,5 mil m². Os armazéns representam outros 74 mil m² e, no Gasômetro, são 41,5 mil m². Dos 12 armazéns, onze são tombados pelo patrimônio histórico e serão integralmente preservados. A altura máxima dos prédios, conforme legislação aprovada, será de 100 metros na área das Docas e de 14 metros no Gasômetro. A utilização residencial está vetada. O prazo de arrendamento é de 25 anos podendo ser renovado por igual período.

---------------

Perigoso. E aí, vão tapar o Pôr-do-Sol do Guaíba? Preocupação muito bem relatada no post Divulgado o edital para acabar com o Cais do Porto, do blog Somos Andando.

"O edital permite a exploração por 25 anos. Mas o que for construído ali vai continuar, sabe-se lá por quantos séculos. Não exagero, é muito difícil derrubar um prédio grande depois de ocupado. As matérias que tratam do edital de concorrência para a exploração da área do Cais do Porto, na orla do Guaíba – o rio que é na verdade o lago que ilumina e identifica Porto Alegre -, falam nos empregos que a obra criará, mas dificilmente tocam nas consequências da construção de prédios às margens de um lago."

Nenhum comentário:

Postar um comentário