domingo, 7 de março de 2010

Redenção, uma semana depois

Há 7 dias, aconteceu na Redenção um confronto de gangues, os chamados bondes, formados em sua maioria por jovens com menos de 20 anos de idade. Fato que repercutiu muito durante essa semana que passou. O encontro de bondes rivais vem acontecendo com certa frequência em Porto Alegre. Esses confrontos já foram problemas graves no parque Germânia e aos arredores do shopping Lindóia, na zona norte da capital.

Segundo comerciantes que trabalham no Parque da Redenção, os bondes já havia algumas semanas frequentavam o local. Semana passada, o encontro de grupos do Campo da Tuca e Vila Jardim resultou na morte de um jovem, com um tiro na cabeça, e mais quatro feridos. Isto, um dia depois do assassinato do secretário da saúde, Eliseu Santros. Os dois fatos em sequencia deixaram Porto Alegre em estado de alerta durante a semana.


Desde ontem, sábado, a Brigada Militar anunciou policiamento ostensivo em finais de semana nos principais parques da cidade, até dia 21 de abril. A partir desta data, a Prefeitura da capital negociará um novo contrato com a BM, para que esse policiamento nos parques se torne rotina diária.

Estive na Redenção hoje à tarde. Cheguei por volta 16h, o movimento parecia normal para uma tarde de pouco sol e escassos momentos de chuva fraca. Logo nos primeiros 200 metros, na rua do brique, uma dupla de policiais conversavam e uma viatura com mais três circulava em baixa velocidade. No Arco da Redenção, geralmente local de muita aglomeração, poucos transeuntes e muito policiamento, inclusive viaturas da Guarda Municipal.




























Por todo o parque, a cena se repetia. Aos arredores, nos bares em que o pessoal costuma comprar bebida alcoólica, era grande a presença da BM. Muitos jovens foram revistatos, chamando muito a atenção de populares. Presenciei duas ações da Brigada, mas não houve registro de apreensões nem algum tipo de confusão.

Deixei a Redenção pouco antes das 19 horas, quando o movimento de policiais já começa a diminuir aos poucos. Mas, durante a tarde, o sentimento geral era de segurança. Os fatos acorridos na semana passada não intimidaram as familias que foram à Redenção nesse domingo. Entretanto, é muito difícil a BM manter um número alto de seu contingente espalhados pelos parques da cidade todos os dias, o que deve acontecer até 21 de abril. É preciso gastar dinheiro e criar outras alternativas de segurança, e não se preocupar em fazer ações parecidas apenas depois que fatos lamentáveis acontecem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário