quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Grêmio avança com dificuldades


Na primeira decisão do ano, o time de Silas fez o que era esperado, foi até Mato Grosso e venceu o Araguaia por 3 a 1. Com o resultado, o Grêmio automaticamente elimina o adversário, não havendo a necessidade do jogo da volta, em Porto Alegre. Além de dar confiança a um time em formação, a vitória abre uma brecha importante no calendário do Tricolor nessas próximas semanas, pois é um jogo a menos. Mais tempo para Silas trabalhar.

Entretanto, o Grêmio encontrou dificuldades. Isto fica claro quando abre-se discussão quanto ao melhor jogador do jogo. Pode ser Borges, autor de dois gols decisivos. Por outro lado, pode ser Victor, que executou uma quantia significativa de defesas importantes e garantindo que o Grêmio não fosse para o intervalo em preocupante desvantagem. Outro nome é Diniz, meio-campista, um gaúcho de 25 anos, camisa 10 do Araguaia. Diniz foi o autor das principais jogadas do time matogossense e junto com Verona, seu companheiro de meia cancha.

Os volantes Rochemback e Ferdinando encontraram muitas dificuldades na marcação durante o primeiro tempo, o que fez com que o Araguaia jogasse de igual para igual com o Grêmio. Mas, apesar de ter muitos problemas ainda, sobre tudo de ordem defensiva, a equipe de Silas começa a demonstrar suas afirmações. A repetição de uma estrutura de jogo é importante, um 4-4-2 à brasileira, com dois meias, dois volantes, dois laterais que se alternam no apoio. Mesmo esquema utilizado na goleada contra o Universidade, no Domingo. O time só não foi o mesmo porque o treinador não contou com todos os seus atletas.

O advento de Douglas, um canhoto articulador, só fez bem ao time. O novo dono da 10 comanda as jogadas de ataque, gesticula, conversa, inverte o jogo, aciona os laterais e, quando dá, arrisca o chute. Borges, na frente, ao que parece é o centroavante que durante anos fez falta no Olímpico. Mário Fernandes, de lateral improvisado, demonstra que não é mais nenhuma promessa, mas sim um jogador afirmado na direita.

As dificuldades do Grêmio hoje, foram as mesmas de jogos passados: a desorganização do sistema defensivo. Ferdinando não consegue dar conta de cobrir os laterais; Rochemback, ajuda com a posse de bola, inclusive fez gol em chute de fora da área, mas também pouco marca. A zaga fica exposta. Em determinados momentos da partida, o Araguaia assustou e comprometeu os objetivos do Grêmio, foi um time valente em campo.

Silas venceu o jogo quando atrasou Maylson pra jogar junto a linha de volantes e ajudar a marcar o meia Verona, no segundo tempo. Diniz, o destaque, saiu lesionado ainda no inicio da etapa final e desqualificou consideravelmente o Araguaia. Silas ainda mexeu no ataque, tirando Jonas faltando 10 minutos para o final, e colocou Mithyuê, manobra decisiva para o Grêmio chegar ao terceiro gol, aos 40mim.

Vitória importante, que não empolga. Mas dá moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário