domingo, 31 de janeiro de 2010

Inter sai na frente

O torcedor que foi ao estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, pôde assistir a um bom jogo de futebol. O primeiro Grenal do ano foi equilibrado, como de praxe. O Internacional venceu pelo placar mínimo de 1 a 0 e, mais uma vez o Grêmio nesse Gauchão saiu perdendo. Ao contrário das outras oportunidades, a equipe de Silas não teve capacidade de buscar o resultado.

Os dois treinadores espelharam os esquemas de jogo, ambos optaram pelo 3-5-2, cada um à sua maneira e necessidade. Jorge Fossati joga praticamente com dois articuladores pois, além de Giuliano, o ala esquerdo Kléber tem total liberdade para abandonar sua posição de origem e se movimentar para qualquer parte do campo. Giñazu e Sandro se encarregam de marcar quem cai por aquele lado. Como nenhum dos três zagueiros colorados se desprende da linha defensiva, fica mais fácil para ambos os alas, tanto Nei quanto Kléber, jogarem mais soltos.

Silas centralizou a criação do Grêmio em Souza. O camisa 10 do Tricolor tinha como opções as passagens de Lúcio, pela esquerda, e Joilson e Mário Fernandes pela direita. O Grêmio começou melhor o jogo, com jogadas rápidas e objetivas. Souza, inclusive, fez um bom primeiro tempo, quando não repetiu o mesmo desempenho na segunda etapa e deixou o campo por lesão, coincidiu com a queda de rendimento da equipe gremista.

O Internacional logo equilibrou o jogo e reteve a posse de bola. Como time de boa qualidade técnica, que já se conhece há mais tempo, o Colorado foi paciente e durante o jogo inteiro trocou passes com mais propriedade que o Grêmio. Chances de gol, porém, surgiram para os dois lados. Pois o Grêmio tinha uma jogada muito forte pela esquerda, com Adilson vindo de trás, Jonas aparecendo para tabelar e principalmente Lúcio indo à linha de fundo.

O intervalo só fez bem ao Inter. A equipe de Fossati voltou sabendo  o que precisaria fazer para vencer. O Grêmio voltou enfraquecido ainda mais quando Silas optou por tirar Jonas logo aos 15mim e por Hugo. Só com Borges em meio a três defensores do Inter, o Grêmio perdeu poder ofensivo e não ofereceu mais riscos ao goleiro Lauro enquanto estava 0 a 0.

A estrela do técnico Jorge Fossati brilhou logo no seu primeiro Grenal. Aos 34 do segundo tempo Andrezinho, que entrou no lugar de Giuliano, lançou Edu que, num lançe de sorte e competência, ajeitou a bola praticamente com a nuca para Alecssandro chutar da entrada da área e fazer o gol. Edu também entrou no segundo tempo, no lugar do apagadíssimo Taison.


Silas já começa a ser contestado pela torcida. Pois, além da incompreensível substituição de Jonas, o treinador não percebeu que Souza estava sendo atendido fora de campo e, para a entrada de Maylson, substituiu Adilson. O Grêmio ficou 7 minutos com um jogador a menos, até entrar o volante Fernando. Nesse tempo, o Internacional fez seu gol. Silas ouviu na noite desse Domingo os primeiro gritos de "burro" vindos da torcida. Mas o Silas tem motivos para reclamar para seus dirigentes. Hoje, por exemplo, o Grêmio não contava com nenhum atacante no banco de reservas.

Já o Inter, mostrou o valor do seu grupo de jogadores. Quando não tem D'Alessandro, para a mesma posição tem Giuliano e ainda sim, tem Andrezinho para a mesma função. Depois do jogo, Fossati elogiou o Grêmio e pareceu contente com o rendimento de sua equipe. Falou que provavelmente não irá encontrar adversário tão forte quanto o Tricolor na primeira fase da Libertadores.

Apesar da importância do Grenal, não é o apenas o clássico que deve servir como instrumento de avaliação para as duas maiores equipes do Sul do país. O Inter realmente parece estar no caminho certo, já o Grêmio sabe que tem muito a melhorar, precisa de ajustes e peças para formar um time mais competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário