domingo, 18 de outubro de 2009

Victor, de novo

Ele não faz gols, mas os evita. Para uma equipe como a do Grêmio, isso realmente é importante. Victor foi o destaque da vitória de 2 a 0 do Tricolor sobre o Coritiba, se não o fosse com toda certeza seriam os avantes coritibanos. O Grêmio fez má partida mas teve a competência de marcar seus gols em momentos distintos do jogo, quando conseguiu por a bola no chão e jogar futebol. Isso foi nos 10 minutos finais do primeiro tempo e nos 15 finais do segundo tempo.

O Coritiba foi melhor porque surpreendeu. Assim como todos que somaram pontos dentro do Olímpico, o Coritiba se propôs a atacar o Grêmio. E quando atacado dentro de casa, o time de Autuori fica todo atrapalhado. Ney franco não escala nenhum atacante fixo, todos se movimentam e abrem espaço para os que vem de trás. Marcelinho é o jogador cerebral do time, e cumpre sua função com autoridade.

Logo nos minutos iniciais Victor teve de praticar duas defesas de alta dificuldade. A movimentação do Coritiba confundiu a marcação do Grêmio. O volante Fábio Rochemback é um jogador pesado, lento, o que facilitou o trabalho de Renatinho, Marcelinho e Carlinhos Paraíba e sobrecarregou seu companheiro Tulio. A inoperância de Tcheco e Souza em articular e, posteriormente, em compor o setor defensivo também foram uma constante no jogo.

A válvula de escape Tricolor eram Lúcio, pela esquerda, e Mário Fernandes, pela direita. Mas o gol só veio em jogada individual de Perea. Um golaço no fim do primeiro tempo. O Grêmio tinha melhorado o suficiente pra abrir o placar, mas não o suficiente pra garantir uma vitória tranquila.




O segundo tempo seguiu a tendência do primeiro tempo. Mesmo jogando a maior parte do tempo com um jogador a menos, o Coritiba teve boa oportunidades de fazer seu gol, sempre parando nas mãos de Victor. A saída de Tcheco e o ingresso do canhoto Renato logo aos 15 minutos do segundo tempo demorou a surtir efeito. O meia só foi entrar no jogo mesmo a partir dos 30, quando o Grêmio começou a jogar bom futebol novamente e se valeu da vantagem numérica de jogadores. O segundo gol saiu naturalmente.

Para o Grenal, o Tricolor não terá Tcheco nem Maxi Lopes, ambos suspensos. Não contar com o capitão, até certo ponto, pode ser benéfico ao Grêmio, entretanto Maxi é uma perda considerável, ainda mais para quem não vai ter o goleador Jonas. O argentino é um jogador participativo, voluntarioso e esforçado, características que têm faltado a grande parte de seus companheiros de título.

O Grêmio conquistou 3 pontos importantes, com um futebol preocupante, numa tarde onde não prevaleceu o fator casa, e sim o fato Victor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário