terça-feira, 20 de outubro de 2009

Uma nova chance

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Comitê Organizador da Copa de 2014 assinaram nessa terça, dia 20, um acordo interessante e muito importante para aquele que busca uma nova chance na sociedade. Ex-presidiários terão um determinado número de vagas nas empresas que trabalharão na construção ou reforma dos 12 estádios sedes da Copa. O programa, entretanto, só valerá ao cidadão com situação resolvida com a Justiça.

A medida prevê ainda a criação de cursos profissionalizantes dentro das penitenciárias. Sensacional!

Não é a solução de todos os nossos problemas. Longe disso. Mas, com certeza, vai ser a solução do problema de muitas pessoas que um dia erraram, pagaram por seus erros, passaram por um sistema penitenciário podre e voltariam às ruas  marginalizados. A falta de oportunidade por serem ex-presidiários os põe à margem da sociedade, o pré-julgamento tira quase por completo a expectativa de entrar no sistema, trabalhar, pagar seus impostos e tornar-se um cidadão de fato.

Já existe um programa de reiserção no Brasil, o "Começar de Novo". Que, a princípio, funciona diretinho, mas ainda é muito pouco. O acordo firmado entre CNJ e o Cometê da Copa é de boníssima intenção. Tomara que a coisa aconteça de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário