sexta-feira, 19 de junho de 2009

DROGA: Maconha

Esta série especial de postagens sobre as drogas é uma parceria entre Luiz Paulo Telo e Daniela Ribas, também blogueira (A Xorna) e estudante de enfermagem. É uma ideia que há tempos pretendia executar e, agora motivado pela campanha da RBS contra o crack, resolvi por em prática. O objetivo é aprender e informar.

Primeira postagem: Droga: Heroína

_______________________________________________________________________________________


A maconha é uma combinação de flores e folhas da planta conhecida como Cannabis sativa, e pode ser verde, marrom ou cinza. Como qualquer outra planta, possui os dois gêneros: ela pode ser macho ou fêmea. Os dois gêneros podem aparecer, inclusive, no mesmo pé de maconha.

Quando não fecundada, a fêmea libera uma resina composta por várias substâncias diferentes. Uma destas substâncias é o THC, que serve como filtro solar para a planta. O THC é o elemento que mais afeta a função mental.

O efeito causado pela maconha nas pessoas que a fumam é variado, bem como a sua intensidade, que estão intimamente ligados à dose utilizada, concentração de THC na erva consumida e reação do organismo do consumidor com a presença da droga.

Os efeitos físicos mais frequentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia.

Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido a contínua exposição à fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça, os usuários estão mais sujeitos a desenvolver câncer de pulmão.

O consumo diminui a produção de testosterona, hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozóides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.

Os efeitos psíquicos da maconha também variam muito, as sensações mais comuns são bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angústia, desespero, pânico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noção do tempo e espaço além de um prejuízo na memória e latente falta de atenção. Delírios auditivos e visuais também são comuns.

Pesquisas mostram que quase 40% dos adolescentes provam maconha antes de terminar a escola secundária. É, sabidamente, a droga ilícita de maior consumo no mundo. Outro fato preocupante é a constatação que a droga comercializada atualmente é mais potente do que já foi há algumas décadas.

Frequentemente ouve-se falar que a maconha não é prejudicial à saúde, que “abre” a mente e que até é usada como medicamento em alguns países. Equívoco. Pois já lemos sobre os malefícios que essa droga faz ao organismo. É importante distinguir entre a maconha e o THC puro, ou outros químicos específicos derivados da Cannabis.

A maconha pura contém centenas de elementos químicos, alguns dos quais extremamente prejudiciais à saúde. Nos Estados Unidos, por exemplo, o THC é utilizado para algumas doenças, usado em forma de uma pílula para consumo oral. Como medicamento pode ser usado em tratamento de náuseas e vômito associados com o tratamento de certos tipos de câncer.

Do caule da maconha é extraída uma fibra chamada de cânhamo. Antigamente muito utilizada para confeccionar cordas e velas de embarcações. Estima-se que navios gregos e romanos já faziam uso do cânhamo, dessa maneira as sementes da maconha eram carregadas junto à tripulação de navios que navegavam por diversas partes do mundo. Originária do Afeganistão, dessa maneira a maconha se espalhou pelo mundo inteiro no decorrer da história do homem.


É uma droga de preço acessível, fácil de ser encontrada, mas que não carrega consigo uma reputação como a do crack, por exemplo. A partir da maconha podem surgir problemas muitos mais sérios do que uma simples tragada sentado no banco da praça. Pode-se dizer que a maconha é o abre-alas de um sério e complexo problema social.

3 comentários:

  1. Muito bom amor...só pra ressaltar, os dedos dos usuários geralmente fica com a ponta amarelada, com aspecto de queimado. Qual acontece na tentativa de obter o máximo que se pode da erva consumida.

    beijos te amo

    ResponderExcluir
  2. Sempre lembrando que não é nenhum estudo aprofundado.

    E se alguém tiver alguma contribuição, algo a acrescentar, por favor comente.

    ResponderExcluir
  3. Se informe um pouco mais sobre o assunto, e mostre fundamentos nesse seu texto ridículo, depois venha conversar comigo !

    ResponderExcluir