domingo, 1 de março de 2009

Taça Fernando Carvalho fica no Beira-Rio


Mais uma vez o técnico Tite levou vantagem sobre Celso Roth. Foi um GRENAL com amplo domínio do Internacional que, muito bem organizado táticamente, tocava a bola com propriedade e atacava o Grêmio com a já conhecida velocidade de seus avantes.

Novamente o 3-6-1 de Roth enfrentou o 4-4-2 colorado. O Grêmio manteve praticamente o mesmo time do primeiro GRENAL, mudando apenas o ala esquerdo. O Inter também manteve o esquema, porém variou a distribuição dos atletas em campo e, diferente do primeiro confronto, Tite não pôde contar com D'Alessandro, suspenso, e Alex, vendido pro futebol russo.

Da linha de 4 defensores do Inter, Kléber era o lateral que saia para atacar pela esquerda, Bolivar, pela direita, esperava as investidas de Jadilson enquando dos dois zagueiros anulavam Alex Mineiro. No meio, o volante Sandro marcava o avanço de Tcheco e Souza, e era auxiliado por Guiñazu na cobertura de Kléber. O argentino voltou a apresentar o futebol que o consagrou no Inter, fez uma grande partida. Magrão combatia pelo lado direito juntamente com o armador Andrezinho, o que dificultou a saída de jogo gremista com Adilson e Diogo. A única alternativa que o tricolor teve pra chegar ao campo do Inter foi através dos chutões de seus zagueiros, que se desdobravam pra tentar parar Taison, aberto na equerda de ataque.  

O esquema colorado prendia por completo a equipe gremista. Na primeira etapa as únicas três chances de gol pararam nas mão do goleiro Victor. Se o Grêmio era amassado e não conseguia articular seu jogo, lá atrás Victor fez sua parte. Três lindíssimas defesas.

Pensei que Celso Roth voltaria pro segundo tempo com um time mais racional e adequado ao jogo do primeiro tempo. Não aconteceu, o time continuou preso e muito faltoso, dando ao Inter muitas oportunidades de alçar a bola na área. Num desses lances a tal da linha burra foi mais burra do que nunca, todo o time gremista saiu do lance, Índio ficou, em posição legal, dominou e bateu à queima roupa. Aí então que Roth resolveu mexer.

Apesar de continuar superior no jogo, o colorado não traduziu sua superioridade em gols e levou uma banho de água fria quando Alex Mineiro tabelou com Jonas e chutou da entrada da área empatando o GRENAL. Por alguns minutos o Grêmio cresceu, pareceu menos nervoso, se preocupou menos em fazer faltas e sim jogar futebol. 

Mas, de novo, em uma falta lateral o Inter chegou à vantagem do placar. E com justiça. A equipe de Tite se preocupou então em administrar o resultado, mexeu algumas peças e manteve a posse de bola até o término da partida.

Além da Taça, o Tite também leva pra casa um problemão: sai alguém pra volta do D'Alessandro ou o argentino fica no banco a partir deste GRENAL?

Acredito que Celso Roth leva alguma coisa pra casa também, a constatação que o 3-6-1 é praticamente suicídio. Além disso o técnico gremista tem mais uma pedra em seu sapato: se pretende conquistar o Gauchão precisa ganhar o segundo turno, e o segundo turno acontecerá em paralelo com a Libertadores. A derrota de hoje pode estar tirando o Grêmio da disputa pelo título Gaucho 2009. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário