quinta-feira, 5 de março de 2009

O que falar do aborto?

A legalização do aborto é um assunto polêmico. Muito polêmico.

A caso da menina de 9 anos, vítima de pedofilia por parte do padrasto, que engravidou de gêmeos trouxe novamente o assunto à tona. A mãe autorizou, e amparados pela constituição nacional, a equipe médica do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE), realizou o procedimento de interrupção da gravidez de 15 semanas.

Acho que todos sabemos da posição que tomou a Igraja Católica perante ao caso. Não quero entrar nessa lenga-lenga, só me chama atenção que apenas acusam a mãe da menina e a equipe médica de irem contra a lei de Deus. O padrasto, preso e acusado de molestar também a outra enteada de 14 anos, nem é citado pelas santidades católicas. O que me leva a crer que consideram isso normal. Pois bem, disse que não entraria nessa discussão, então...

Por lei, no Brasil, o aborto só é legal em duas situações: 1°- Em caso de risco de morte da gestante; 2°- Gravidez decorrente de estupro. O Brasil está no grupo de países que possuem as leis menos flexíveis sobre o assunto. Todos que estão junto à nós nesse grupo, são países emergentes.

Em nações ditas de primeiro mundo o assunto não é esse tabu tal como no Brasil. Existem leis que garantem condições humanas para mulheres que optam pelo aborto. Obviamente que as leis determinam quais casos poderão usufruir da legalidade, mas, mesmo assim, são leis muito racionais.

Sendo o Brasil um estado laico, me intriga a força que a religião ainda tem no poder legislativo.

E, ainda, sendo um estado democrático, não é correto privar de assistência médica adequada quem opta pelo aborto e tem um bom motivo para isso.

Não quis me aprofundar no assunto, não faria isso sem fazer uma razoável pesquisa sobre e buscar estatísticas. Apenas minha humilde opinião, praticamente sem desfilar argumentos mas, enfim, viva a democracia, mesmo sendo do jeito que é, e ainda podendo melhorar muito, viva...  

2 comentários:

  1. Concordo com a tua opinião, que está leveeemente visível no texto. hehehe
    É um absurdo a tal 'Igreja' querer mandar no Brasil.
    Mas ela consegue. Infelizmente.
    E, sem querer ser chato, mas sendo realista(estude história se achar que sou louco): tem gente que acredita nas manipulações da Igreja.
    O caso do aborto é um exemplo, apenas.
    Temos pena de morte, células-tronco, ...

    ResponderExcluir
  2. Particulamente meu colega Télo sempre fui a favor do aborto porque acho que as pessoas tem o direito de decidir sua propria vida, e em relação a igreja até não acho má idéia eles defender a vida, também sou a favor da vida mas em vez de se indignarem com o aborto bem que eles podiam criar centros para criarem as crianças jogadas no lixo, em beiras de estradas as abandonadas em baixo de viadutos,as viciadas e etc...
    Infelismente é o que acontece a igreja só se impõe mas ñ resolve nada.
    ficou bem interessante teu blog rapaz, abraço....

    ResponderExcluir