terça-feira, 17 de março de 2009

Cafezinho X Pretinho Básico

Há algum tempo gostaria de tocar nesse assunto. Nos dois programas estão comunicadores dos quais admiro muito.

No próximo dia primeiro de Abril a rádio PopRock (Cafezinho) completará 12 anos, e foi justamente há dois anos, quando a rádio completava seus 10 anos, que na Atlântida estreava o Pretinho Básico, dia dois de Abril.

A bomba tinha estourado sexta à noite, veículos de imprensa anunciavam que Alexandre Fetter, Maurício Amaral e Kagê eram agora contratados do grupo RBS. Das duas partes, PopRock e RBS, nada de oficial anunciado. A notícia apenas se confirmou na segunda-feira.

A notícia foi impactante para os fãs do Cafezinho. A impressão que tivemos era de que o programa acabaria no ano de seu décimo aniversário. Mas, para alívio de tantos, Mauro Borba segurou a bronca e seguiu o baile.

Naquele dia dois deixei o mp3 player gravando o primeiro Pretinho Básico e, como sempre, sintonizei no rádio do celular o 107.1 pra ouvir o Cafezinho. O programa foi mais de explicações do que qualquer coisa. O clima era bom, afinal os novos integrantes já eram conhecidos da audiência, faziam parte do casting da PopRock. Nunca ouvi a gravação do primeiro Pretinho.

Depois de muito ouvir os dois programas nos últimos dois anos, digo sem medo de errar: nenhum é melhor que o outro. Apesar de não parecer, são dois programas diferentes, com abordagens distintas para com o público e, é claro, trabalham em empresas de filosofias diferenciadas uma da outra.

O Pretinho é um programa mais rápido, é um humoristico. Qualquer pessoa que vier de Marte e colocar o fone pra ouvir o Pretinho Básico, nem que seja 10 minutos, vai se familiarizar rápido e logo estará dando risadas.

O Cafezinho é diferente. É um programa de ritmo mais lento, um assunto fica em pauta quanto tempo for preciso, o rodízio não é forçado. Na PopRock parece que a audiência e os comunicadores mantém uma relação próxima, como se na rádio falassem diretamente com você. 

Sou ouvinte do Cafezinho, lá estão Mauro Borba, Arthur de Faria, Paulo Inchauspe e Eron Dal Molin, pessoas e profissionais que adimiro de longa data. Escuto o Pretinho nos intervalos do Café, ou nas reprises da madrugada. Fetter, apesar de ser espaçoso dentro do prgarama, são inegaveis o seu talento e sua visão de mercado, mas da turma da Atlantida, pra mim, os CARAS mesmo são Kagê e Piangers.

O melhor????

Questão de gosto.

Não fiz parte do movimento migratório, preferi ficar na PopRock. Confesso que os primeiros Cafezinhos estavam bem abaixo da média, resisti à moda... nem todo mundo estava ouvindo o PB

Não me arrependo, Mauro e cia. ergueram a PopRock novamente. No próximo dia primeiro, 12 anos de PopRock com nova programação entrando no ar. Da rádio Ipanema estão vindo Sabrina e Eduardo Santos, este último, pra quem não conhece, é imitado no PB pelo Porã, é o verdadeiro Doodoo

O legal é que são dois programas inteligentes, bem humorados e diferentes. É sempre bom ter opções, é democrático. Basta escolher, faz uns 5 ou 6 anos que já escolhi.

6 comentários:

  1. Bah... Fui ouvinte do Cafezinho durante muitos anos. Aprendi ouvindo com meu irmão. Até ganhei um daqueles biquinis da Bak Buk e pra mim foi muito complicado aceitar que os guris tinham saido. Tanto que na hora optei por não ouvir nenhum dos programas. Hoje ouço apenas às vezes o pretinho, mas parece que a qualquer momento vou ouvir a risada do Couto, ou o Arthur reclamando que alguém escondeu o sapato dele... Coisas que, por enquanto, não tem chances de acontecer, mas que vão ficar pra sempre marcadas na lembrança de todos os ouvintes do Cafezinho.

    ResponderExcluir
  2. sempre quis comomentar sobre o PB em vez de ficar na defensiva entre um e outro. Aqui em Floripa começamos a ouvir a pouco tempo o PB ninguem migrou e nem faziamos parte "da briga" sabe como é né floripa é atrasada por natureza!
    tentei uma vez ouvir o cafézinho mas os meninos pararam no tempo continuam fazendo a mesma coisa de sempre oque os torna um pouco cansativo ... ouço apenas á "maquina do cafézinho" que é hilário!

    pS Andam dizendo por ai que o caf´zinho será transmitido tbm para SC incluindo Floripa ! fiquei bem feliz com a noticia pois quem ganha são os ouvintes e o ROCK GAÚCHO!

    ResponderExcluir
  3. Acho o Cafezinho de hoje melhor que o Cafezinho dos ultimos dias de Fetter e Cia na PopRock. O programa é menos centeralizado, como eu disse no texto, acho o Fetter muito espaçoso.

    O que lamento é a saida do carlos couto, citado no comentário da Aline... Bah, o Couto é o mais simpático com a audiencia, e, até o momento tem seu futuro profissional incerto!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Luiz, mas como todo mundo sabe o Couto é um baaaaaaaaaita profissional. Acredito que em pouco tempo ele terá um rumo...
    E prometo que um dia vou escutar o cafezinho e ver no que deu essa saida dos guris...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom teu texto cara!

    Ouvi dizer que o Couto ta na Atlântida!

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente acho o PB barulhento demais, com piadas indo do mau gosto ao exagerado,Fetter e Potter são por vezes desmedidos e nem tão engraçados!
    O cafézinho me soa como mais restrito, por não exagerar não obtém a euforia em massa como o PB.

    ResponderExcluir