segunda-feira, 9 de março de 2015

Filme de Segunda 177

Gravidade


Não tive a sorte de assistir ao bem sucedido Gravidade nos cinemas, em uma sala 3D. Dizem se tratar de um experiência e tanto. O filme do diretor Alfonso Cuarón faturou nada menos que sete estatuetas no Oscar de 2014. Tirando o prêmio de melhor diretor ao mexicano, as outras seis categorias são as consideradas técnicas: melhor fotografia, melhor edição, melhore efeitos visuais,  melhor trilha sonora, melhor edição de som e melhor mixagem de som.

Cuáron, que escreveu o roteiro junto com seu filho Jonás Cuarón, busca a complexidade das coisas simples. Ou o caminho inverso, sempre apostando que o menos pode ser mais. Gravidade tem tudo para parecer monótono, mas como um bem executado suspense espacial, fica longe disso.


A trama acompanha Sandra Bullock, no papel da doutora Ryan Stone, e George Clooney, como o astronauta Matt Kowalsky. Os dois integram uma equipe que faz algum tipo de manutenção no telescópio espacial Hubble. Porém, são surpreendidos por destroços de um outro satélite. A tripulação é gravemente atingida e apenas Stone e Kowalsky permanecem vivos, mas sem comunicação com a terra e distantes de alguma base que posse os levar de volta para terra.

Gravidade nos apresenta planos belíssimos do espaço, através de uma fotografia muito astuta de um lugar que é um infinito de escuridão com alguns pontos luminosos. Apostando em um suspense crescente ao longo da luta pela sobrevivência que a doutora Stone trava contra todas as impossibilidades que se apresentam, Cuarón não perde a mão e momento algum, e demostra uma habilidade fascinante para trabalhar dentro de um contexto de efeitos gráficos. Pouco do que se vê em tela não é computação.

Traçando sempre um paralelo com o finito da vida e o infinito do universo, Gavidade não deixa de ser um olhar sobre a solidão. O filme conta com uma precisa Sandra Bullock e um sempre charmoso George Clooney, aqui servindo como um levíssimo alívio cômico.  

Gênero: Ficção científica
Duração: 91 min.
Origem: EUA, Reino Unido
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón, Jonás Cuarón, Rodrigo Garcia
Distribuidora: Warner Bros
Censura: 12 anos
Ano: 2012


Classificação PoA Geral
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
X Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário