segunda-feira, 2 de março de 2015

Filme de Segunda 176

O Lobo Atrás da Porta


Fico profundamente feliz que, pela segunda semana consecutiva, trago ao Filme de Segunda relato sobre mais um filme brasileiro, autoral e fora do eixo Globo Filmes. Falo de O Lobo Atrás da Porta, estreia do cineasta Fernando Coimbra em longa metragens. Estrelado pelos excelentes Milhem Cortaz, Fabíola Nascimento e Leandra Leal, o roteiro aflora através dos gêneros drama, policial e suspense.

O estopim da trama é apresentado logo na primeira cena, quando a personagem de Fabíola Nascimento vai buscar sua filha de seis ou sete anos na escola e acaba surpreendida com a informação de que uma suposta vizinha já tinha levado a menina, alegando que a mãe, por algum motivo, não poderia pagá-la. Pai, mãe, professora e Rosa (Leandra Leal), que surge como principal suspeita, logo vão parar na delegacia para o início das investigações.


Coimbra amarra toda a trama com muita competência, equilibrando os gêneros e contando a história pelo ponto de vista dos personagens, que depõem separadamente ao delegado vivido por Juliano Cazarré. Portanto, conhecemos versões diferentes sobre os mesmo fatos e, para isso, o diretor usa os flashbacks como recurso, chegando a um resultado final de montagem muito interessante.

Enquanto Cazarré é quase um alívio cômico com seu delegado meio de saco cheio de estar ali, a trinca de protagonistas nos apresenta trabalhos excepcionais de atuação, profundidade e complexidade na criação de seus personagens. O Lobo Atrás da Porta prima pelo realismo, e faz isso com diálogos, mas também valoriza o silêncio. Além de uma fotografia muito adequada do subúrbio do Rio de Janeiro. Todo mérito aos envolvidos por esse trabalho realmente marcante. 

Gênero: Drama, Suspense
Duração: 95 min.
Origem: Brasil
Direção: Fernando Coimbra
Roteiro: Fernando Coimbra
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 16 anos
Ano: 2013



Classificação PoA Geral
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
X Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário