segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Filme de Segunda 160

Mesmo se nada der certo


É bom sair do cinema se sentindo bem. Este é, sem dúvida, um mérito de Mesmo se nada der certo. O filme estabelece uma crítica sensível à industria musical, mas sem deixar de apresentar uma visão otimista, sem muita pretensão de propor qualquer coisa nova ou revolucionária, seja no cinema ou na música. É quase um estado de bem estar.

Diretor e roteirista, John Carney - que também é músico - usa mais uma vez a música como temática base de seu trabalho. Em Apenas uma vez, de 2006, um filme mais cru que este hollywoodiano Mesmo se nada der certo, faturou o Oscar de melhor canção.  Aqui o cineasta, com Keira Knightley, Mark Ruffalo, Adam Levine e See Lo Green, mais a parceria de Gregg Alexander nas composições, apresenta novamente uma compilação de boas músicas.

Gretta (Knightley) é namorada e parceira musical de um astro pop em ascensão. Os dois vão para Nova York e a carreira do rapaz deslancha enquanto o relacionamento deles termina. Decepcionada e prestes à deixar a cidade, vai tocar em um barzinho a convite de um amigo e acaba sendo descoberta por Dan (Ruffalo), um produtor em total crise emocional e financeira, que acabara de ser demitido da gravadora que ajudou a fundar.


Mesmo se nada der certo é quase uma comédia romântica, apenas não é porque não existe um casal protagonista. A trama é sobre uma jornada: Dan tem uma ideia genial para gravar um álbum de Gretta de forma independente. Tudo transcorre como uma espécie de recomeço, em todos os níveis de relação entre os personagens.

Nos 104 minutos de filme, entretanto, o roteiro é preguiçoso. Traz muitas coisas interessantes, como os vários pontos de vista da primeira cena, que se repete umas três vezes, e os flashbacks, sempre iniciados após Gretta dar play em algum vídeo gravado no celular ou em seu notebook. Contudo, alguns aspectos se desenvolvem sem maior explicação, como a busca pelos músicos para gravar o álbum e a própria protagonista se convencendo a ingressar no projeto, sendo que ela sempre passa uma impressão que não pretende ser uma artista profissional. E mais, em nenhum momento mostra Gretta contando sua história com o personagem de Adam Levine.

São aspectos que limitam um pouco Mesmo se nada der certo, mas não diminui sua boa música e seu estado de bem estar, tal como a notável capacidade de estabelecer uma grande empatia com o púbico.

Gênero: Drama
Duração: 104 min.
Origem: EUA
Direção: John Carney
Roteiro:  John Carney
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2014


Classificação PoA Geral 
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
X Bom Filme (7 a 8)
- Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário