segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Filme de Segunda 159

Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário


Final do ano passado teve filme novo do Dragon Ball Z no cinema. Esse ano, reboot de Tartarugas Ninja e, agora, Cavaleiros do Zodíaco. É uma safra e tanto para uma geração de adultos recém saídos da adolescência. Contudo, é um público que precisa compreender que os realizadores também precisam conquistar novos fãs, e isto pode significar que alguns aspectos das histórias originais sejam sacrificados. É o caso de Cavaleiros - talvez, nesse caso, muito mais que os outros exemplos.

Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário resume a primeira saga do anime, sucesso há 30 anos no Japão e 20 anos aqui no Brasil. É muito tempo, portanto é plausível que a Toei queira dar uma oxigenada na série, buscando atingir também uma galera mais nova. É preciso considerar também que o longa conta uma saga de 74 episódios em 98 minutos.  São esses dois os principais argumentos para um CDZ repaginado.


A boa notícia é que, dentro daquilo a que se propõe, Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário funciona. A animação gráfica caiu bem, as cenas de ação ficaram muito boas e dinâmicas. Os tradicionais golpes como "Meteoro de Pégasos", "Cólera do Dragão" e "Pó de Diamante" estão lá, e são ainda capazes de causar aquela sensação de nostalgia no fã mais antigo. Até porque muitos dos dubladores foram mantidos, o que acaba ajudando.

A história muita gente já conhece. Os Cavaleiros de Bronze precisam atravessar as 12 casas do zodíaco, protegidas pelos Cavaleiros de Ouro, para salvar Saori Kido, a reencarnação da Deusa Atena. A aventura de Seyia e seus amigos Shun, Shiryu e Hyoga perde muito em drama, característica marcante do desenho e do mangá. Apesar da trama ser basicamente a mesma, há algumas alterações que não vão agradar o público mais fiel, principalmente na reta final do longa.

 Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário se preocupa muito em explicar a história e os motivos daquela guerra. E faz bem, pois o filme fica de fácil compreensão. Até porque o roteiro não tem grandes armadilhas, deixando até a desejar em alguns pontos. Vale a experiência, mesmo sentindo falta de um trabalho mais detalhado na personalidade dos cavaleiros, parece ser um bom passo para trazer CDZ de volta ao gosto do público jovem.
 

Gênero: Animação
Duração: 98 min.
Origem: Japão
Direção: Keichi Sato
Roteiro:  Chihiro Suzuki
Distribuidora: Diamond Films
Censura: 16 anos
Ano: 2014
Classificação PoA Geral 
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
- Bom Filme (7 a 8)
X Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário