segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Filme de Segunda 157

Magia ao Luar


É louvável que com 78 anos de idade, Woody Allen siga fazendo basicamente um filme por ano. O mais recente da safra, Magia ao Luar, é uma comédia romântica despretensiosa, quase sem ambição, porém com a acidez peculiar do diretor, que desta vez usa Colin Firth como seu porta-voz.

Magia ao Luar volta aos anos 20 para contar a história do consagrado mágico Stanley Crawford (Firth), um ilusionista habilidoso. Cínico e nada carismático, uma de suas especialidades é desmascarar charlatões que se dizem clarividentes. A opção por um filme de época é inteligente, pois se trata de um tempo em que os céticos, como Stanley, eram poucos, e as pessoas eram enganadas com mais facilidade.

A trama se passa no sul da França, quando o ilusionista é chamado para tentar provar que a jovem e linda sensitiva Sophie (Emma Stone) está prestes a dar um golpe milionário na família de Brice, um perfeito pateta que apaixonou-se pela moça e agora vive a fazer-lhe serenatas.

As habilidades de Sophie surpreendem o ardiloso Stanley, que em determinado momento acaba revendo alguns de seus conceitos, e se tornando um ser humano mais humano, digamos assim. Woody Allen, como em tantas outras vezes, aborda de forma deliciosa a imensa influência que uma mulher pode exercer sobre um homem apaixonado. 


O que talvez não funcione muito seja a química dos dois protagonistas, algo que pode ter sido até proposital por parte do diretor, visto a personalidade difícil do personagem de Colin Firth. Em compensação, a Côte d'Azur, parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo, é fotografada com uma felicidade fora do normal por parte do diretor de fotografia Darius Khondji. Todos os quadros são invariavelmente bonitos, valorizando a paisagem, as cores e a presença constante do sol. É um dos pontos altos de Magia ao Luar.

Evidente que é improvável que Allen produza uma obra-prima a cada ano, até porque na última década filmou alguns de seus melhores trabalhos na carreira. Esse novo longa não se trata de um deles, mas não deixa de ter o seu valor. Woody Allen sempre merece ser assistido.

Gênero: Comédia dramática
Duração: 98 min.
Origem:Estados Unidos
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2014
 
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário