segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Filme de Segunda 156

As Tartarugas Ninja


Quem teve sua infância na década de 90 não passou impune às Tartarugas Ninja. De HQ alternativa em 1984 a sucesso na TV, no cinema e nos games a partir de 87, ganhando diversas adaptações. Era dos meus desenhos animados favoritos e, curiosamente, foi para ver o filme dos quatro quelônios mutantes que fui ao cinema pela primeira (ou segunda) vez. As Tartarugas Ninja versão 2014 era bem aguardada, tanto para o público adulto, que cresceu brincando de Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo, quanto para a criançada que acompanha o seriado animado nos canais Nickelodeon.

Acredito, contudo, que o filme tenha agradado muito mais ao público infantil do que propriamente quem foi assistir buscando nostalgia. Com produção de Michale Bay, direção de Jonathan Liebesman e o apoio da Nick, era previsto que o reboot fosse o que realmente é. Buscando fazer uma mistura da história original dos quadrinhos aliando as mudanças já consagradas pela série de TV, As Tartarugas Ninja tem exageros que definitivamente não ajudam.


Não se pode reclamar, porém, das cenas de ação. É tudo muito bem feito dentro daquilo que é proposto, e isso inclui o aspecto turbinado tanto das tartarugas quando do vilão Destruidor. Não é coincidência que Micahel Bay seja o diretor da franquia Transformes e Liebesman, por sua vez, tenha trabalhado em produções como Fúria de Titãs 2 e Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles. Todos filmes com muitos efeitos especiais e espetaculares cenas de batalhas.

As Tartarugas Ninja não poderia ter ficado apenas nisso. A lindíssima Megan Fox e sua April O'Neil ganham um protagonismo exagerado, deixando muitas vezes as quatro ninjas e seu mestre Splinter em segundo plano. O roteiro é fraco, de uma trama simples e clichê, duvidando da inteligência até mesmo do espectador mais jovem. Prova disso é que as coisas vão se encaixando de forma muito conveniente, tal como a relação quase fraternal com as Tartarugas que a repórter do Canal 6 acaba descobrindo no decorrer do filme. Fora que o comandando do Clã do Pé, que aterroriza Nova Iorque, o Destruidor, parece um canivete mecânico.

Apesar dos pesares, o filme tem seus méritos. Muitos deles, é claro, por conta de toda história que ronda os personagens, que já possuem um público cativo. Se o roteiro não é dos melhores, e o aspecto monstruoso das ninjas mutantes não agrada a todos, suas personalidades foram preservadas, e aquele espírito de cooperação e comprometimento também. As Tartarugas Ninja vai agradar bastante a gurizada e torcer um pouco o nariz dos mais velhos, mas vai, em algum momento, divertir todo mundo.

Gênero: Aventura
Duração: 101 min.
Origem: EUA
Direção: Jonathan Liebsman
Roteiro:  André Nemec, Evan Daugherty, Josh Appelbaum, Kevin Eastman, Peter Laird
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Censura: 12 anos
Ano: 2014
Classificação PoA Geral 
- Obra (10)
- Baita Filme (9)
- Bom Filme (7 a 8)
X Bem Bacana (6)
- Meia-boca (5)
- Ruim (3 a 4)
- Péssimo (0 a 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário