segunda-feira, 2 de junho de 2014

Filme de Segunda 151

Malévola


A Disney nos últimos anos tem tentado recontar algumas histórias clássicas ou até mesmo apresentar contos de fada de uma maneira diferente. É o caso aqui de Malévola que, com o roteiro de Linda Woolverton e direção do estreante Robert Stromberg, reposiciona para uma nova geração o clássico A Bela Adormecida, de 1959. O estúdio abandona a animação e aposta em bons efeitos especiais e na força de Angelina Jolie para atingir um público teen.

A classificação indicativa para Malévola é de 10 anos e, sinceramente, o filme não deve agradar a um pessoal muito mais velho que isso. A intenção dessa nova roupagem é colocar um pouco mais de seriedade e drama adulto no universo fantástico infantil. Para isso, o protagonismo é invertido, os holofotes viram-se para a antagonista da animação original, considerada uma das maiores vilãs de todas as produções Disney.


Uma comprometida Angelina Jolie, muito bem no papel em que se propôs a fazer, vive uma personagem que, ao longo de 97 minutos, inicia sua trajetória como mocinha, se transforma em vilã e termina seu arco dramático como heroína. O filme é uma espécie de prólogo, que explica os motivos de Malévola ter lançado a famosa maldição sobre a princesa Aurora, aqui uma excessivamente risonha Elle Fanning.

O espectador mais atento e exigente, sem dúvida, vai sentir falta de algumas coisas. Talvez passe despercebido para o público teen, mas o roteiro não ajuda. Primeiro, não explica por que Malévola é a única fada do reino de Moors que tem tamanho de ser humano normal. Segundo, não embasa o afeto que a protagonista adquire enquanto acompanha o crescimento da princesa. Terceiro, explora de forma risível o portencial cômico que há na relação da fada-bruxa com seu ajudante corvo, o simpático Dieval. De maneira geral, tudo acontece muito rápido, deixando à cargo da narração muitos aspectos que a narrativa em si deveria solucionar.

Definitivamente, Malévola não é aquele tipo de filme infantil que agrada pais e filhos. Quem levar os pequenos para assistir vai contar os minutos para que finalmente os personagens vivam felizes para sempre.

Gênero: Fantasia
Duração: 97 min.
Origem: EUA
Direção: Robert Stromberg
Roteiro: Linda Woolverton
Distribuidora: Disney
Censura: 10 anos
Ano: 2014
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
X Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário