segunda-feira, 12 de maio de 2014

Filme de Segunda 148

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro


Gosto sempre de deixar claro que não sou consumidor de quadrinhos, nunca fui. Portanto, meus super-heróis favoritos sempre vem da televisão ou do cinema e o Homem-Aranha é, sem dúvida, um dos que mais gosto, desde à infância, graças as diversas versões em desenho animado que inundaram a TV nos anos 90. Esclarecido isso - mais uma vez -, é pertinente completar lembrando que sempre gostei bastante da trilogia de Homem-Aranha para o cinema dirigida pelo Sam Raimi nos anos 2000, com alguma restrição ao terceiro filme, devo confessar.

Para essa geração, que há pouquíssimo tempo se divertiu muito com a versão cinematográfica de Peter Parker, que encaixou tão bem com Tobey Maguari no papel, não foi tão fácil engolir uma outra série, começada do zero. Até porque O Espetacular Homem-Aranha, de 2012, com Marc Webb na direção e Andrew Garfield como protagonista, não foi exatamente um filme empolgante. Trouxe uma história diferente, um pouco confusa, e uma narrativa que valorizava outros aspectos da trajetória do aracnídeo.

Mas para felicidade geral dos fãs do personagem criado por Stan Lee - que de novo faz uma pequena participação especial -, O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro tem uma melhora significativa em relação ao primeiro filme. O Peter de Garfield ganha em personalidade, adquire novos dramas e incorpora de uma vez por todas a ironia característica do Spider, principalmente quando está em combate.

O Espetacular Homem-Aranha 2 tem mais de duas horas de duração, mas passa longe de ser cansativo. Webb e seus roteiristas (os mesmos de Transformers) conseguem distribuir muito bem durante a trama os momentos de ação, de comédia, suspense, de romance. É tudo muito bem separado e, com o tempo disponível, a confusa história sobre os pais de Parker e a Corporação Osborn fica bem mais clara ao público menos atento ao fio condutor da sequência. Esse é um ponto positivo, a luz sobre o passado e o presente do herói.

De maneira geral, os efeitos e as cenas de ação são convincentes e cumprem com suas funções de trazer entretenimento ao público. Da mesma forma, os personagens que rodeiam o circulo de convivência do Aranha também fazem bom trabalho. Destaque para a sempre deslumbrante Emma Stone, que mais uma vez dá corpo à Gwen Stacy, namorada de Peter Parker.

Aos olhares mais críticos, alguns aspetos pesam contra, evidentemente. Um exemplo é que, nas sequências de briga, em plena Nova Iorque, o público não corre do supervilão, se aglomera para torcer em favor do Homem-Aranha. Mas o detalhe é que grades separam os transeuntes da ação principal. Fica pouco crível. Porém são aspectos que passam sem grande restrição se tratando de um blokcbuster que adapta uma história em quadrinho.

Gênero: Ação
Duração: 142 min.
Origem: EUA
Direção: Marc Webb
Roteiro: Alex Kurtzman, Roberto Orci
Distribuidora: Sony Pictures
Censura: 12 anos
Ano: 2014
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário