segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Filme de Segunda 135

A Culpa é do Fidel


E não é que chegamos ao último Filme de Segunda do ano. Mais um ano! Porém, curiosamente, não trago o último lançamento de 2013, nem aquela promessa de Oscar ou altas bilheterias no verão. Hoje escrevo sobre um filme-estreia, digamos assim. Lá em 2006, após alguns trabalhos como assistente de direção, curtas e documentários, Julie Gavras lançava seu primeiro longa de ficção. Ela que é filha do cineasta grego Costa-Gravas. Sobre o segundo filme de Julie, Late Bloomers, de 2011, já foi tema aqui no blog.

Em A Culpa é do Fidel a cineasta opta por uma linha mais similar a que seu pai sempre abordou, diferente do seu trabalho seguinte: comédia romântica leve, quase que atemporal. Na sua estreia, Gavras data muito bem sua trama, caracteriza-se por uma linha política e colocando todo um contexto histórico sob a perspectiva de uma menina de nove anos. Manobra que sem dúvida nenhuma distensiona um eminente clima de Guerra Fria.


Anna é uma menina esperta, bem educada, de personalidade forte. Vive em uma família bem estabilizada da França, no final dos anos 60. Mora em uma boa casa, juntamente com o irmão mais novo, o pai advogado e a mãe jornalista. Estuda em uma escola de freiras, apenas para meninas, que preza por uma disciplina quase militar. Isso tudo se fragiliza com a chegada de uma tia, irmã de seu pai, que perdeu o marido assassinado pelo regime de Franco na Espanha.

Fernando, pai de Anna, vê ressurgir dentro de si velhas ideologias e a vontade de voltar a militar contra os regimes ditatoriais que àquela época assolavam o cenário político mundial. Ele e sua esposa saem dos empregos, vão morar em um apartamento menor e passam a articular, da França, ajuda diplomática e apoio às eleições de Allende no Chile.

A Culpa é do Fidel mostra como Anna passa a tentar entender todas aquelas mudanças, o porquê dos amigos barbudos sempre em reuniões em seu apartamento, entre outras curiosas situações. A menina se vê dividida entre as explicações dos pais e os resmungos dos avós e até mesmo da babá, uma cubana que deixou a ilha após o regime comunista de Fidel. A história é de uma leveza incomum para a temática. É, com certeza, uma grande estreia a de Julie Gavras no cinema. Busquem em DVD, Blue-Ray ou até mesmo na internet.

Gênero: Drama
Duração: 99 min.
Origem: França, Itália
Direção: Julie Gavras
Roteiro: Arnaud Cathrine, Domitilla Calamai, Julie Gavras
Distribuidora: -
Censura: 14 anos
Ano: 2006


Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo



Nenhum comentário:

Postar um comentário