segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Filme de Segunda 134


O Voo

Embora seja produção de 2012, O Voo passou pelos cinemas brasileiros no primeiro semestre desse ano. Deixei passar, e agora, nessa rete final de 2013, tirei ele no DVD. É a retomada do diretor Robert Zemeckis ao live-action, após uma década fazendo apenas animação. Seu último trabalho antes disso havia sido O Náufrago, no ano 2000. E não por coincidência este último trabalho protagonizado por Denzel Whashington é bem similar àquele estrelado por Tom Hanks.

Em O Voo, Whip é um piloto experiente, que nos apresenta seu perfil logo na primeira cena do filme. Acorda de ressaca, ao lado de uma mulher bonita, duas horas antes do seu voo. Ele atende o celular, discute com sua ex-mulher, toma um gole de cerveja e cheira uma carreira de cocaína. Assim, no corte seguinte, ele assume o comando do avião, cheio de si, em meio a uma forte tempestade. Na sequência, acontece um problema no ar e ele se vê obrigado a executar uma heroica manobra de emergência.

O filme em si é redondo, apesar da opção de não ousar em alguns momentos pelo medo de errar. Por isso é um bom drama, nada mais. Contudo, é preciso ressaltar a atuação de Denzel. Sempre muito correto, compenetrado e crível em suas ações. Assim como em O Náufrago, em que a trama é completamente centralizada em Tom Hanks, aqui o piloto é o centro de tudo.

Se em dado o momento ele parece ter total controle da situação, aos poucos a trama vai nos revelando um sujeito entregue aos vícios, com problemas com a sua família e num início de depressão. Whip está numa ilha psicológica, brigando consigo mesmo. Os personagens que orbitam o piloto são bons, mas não invadem o espaço do protagonista, deixando sempre em aberto discussões sobre moralidade, religião e relações profissionais.


Gênero: Drama
Duração: 138 min.
Origem: EUA
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: John Gatins
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Censura: 14 anos
Ano: 2012

Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário