segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Filme de Segunda 131

Blue Jasmine


Ninguém precisa ser médium, colocar cartas, jogar tarô ou ter bola de cristal. Todo ano começa e uma coisa se tem certeza: Woody Allen vai lançar um novo filme. Ontem, o diretor completou 78 anos de idade, possivelmente sendo o cineasta mais bem sucedido em uma relação proporcional ao número de filmes lançados, a qualidade desses trabalhos e o sucesso de crítica e público. O diretor novaiorquino é um gênio da raça, uma exceção à regra. É o sujeito que me garante pelo menos uma ida ao cinema por ano.

No excelente Blue Jasmine, o diretor finalmente aborda a crise financeira nos EUA, a quebra dos bancos e dos especuladores financeiros. Apesar de se tratar de um drama bem atual e com um apelo psicológico bem acentuado, Allen não deixa de lado seus requintes de humor e sarcasmo. É bem verdade que um humor bem menos explorado que os anteriores Meia Noite em Paris (2011) e Para Roma com Amor (2012).

Jasmine, vivida por Cate Blanchett, foi casada com Hal (Alec Baldwin) e passou muito tempo desfrutando da fortuna e do luxo de Nova Iorque. Seu marido, um investidor sonegador de impostos, acabou caindo e sendo pego pelo governo. Como estava tudo no nome de Jasmine, ele foi preso e ela ficou completamente sem dinheiro, tendo como abrigo apenas o apartamento simples de sua irmã, no subúrbio de San Francisco.

Em Blue Jasmine, o diretor entrega o roteiro embalado e endereçado a Cate Blanchett. E a experiente atriz corresponde, com a competência que lhe é sabida. Ela é a musa neurótica de Woody Allen, aquele tipo de personagem que geralmente é o fio condutor das tramas do premiado cineasta. Aliás, é bem provável que ele seja lembrado novamente nas próximas premiações, pelo menos com indicações. Blanchett, sem dúvida, já desponta como nome forte ao Oscar de melhor atriz.

Usando o recurso de muitos flashbacks, o filme vai montando a personalidade da protagonista e apresentando todas as variáveis que resultam na personagem completamente perturbada e desorientada que precisa morar de favor com a irmã. Jasmine precisa finalmente viver às suas custas, trabalhar, se tornar independente, algo completamente avesso àquilo que sempre teve. Em Blue Jasmine, Woddy Allen é atual, carrega a mão no drama pessoal, adoça com um pouco de bom humor e afirma ao mundo do cinema que segue em grande forma. 

Gênero: Drama, Comédia
Duração: 98 min.
Origem: EUA
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário