segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Filme de Segunda 124

A Família


A Família  é um filme de altos e baixos, tal qual a carreira de seu diretor e roteirista Luc Besson. Contudo, como a carreira do cineasta francês, o saldo é positivo. Talvez o grande problema do filme seja a indecisão entre o drama e a comédia, a piada e a violência. O casamento poderia ter sido mais harmonioso, mas o elenco segura muito bem a trama.

Robert De Niro é Giovanni Manzoni, um ex-gângster ítalo-americano que entra no programa de proteção à testemunha depois de entregar seus companheiros à polícia. Como seus antigos comparsas ainda buscam vingança, Giovanni, sua esposa (Michelle Pfeiffer), seus dois filhos (Dianna Agron e John D'Leo) e mais seu cachorro, são obrigados a mudar de casa e identidade sempre num curto espaço de tempo. Desta vem eles vão parar na Normandia, noroeste da França.


Vigiados pelo agente durão do FBI, vivido por Tommy Lee Jones, A Família é uma caricatura da máfia, além de uma homenagem ao cinema de gênero americano. Besson pesa a mão nas referências, não esconde o jogo. Todos os personagens carregam fortes traços étnicos, e isso fica evidente quando há o choque cultural de uma família americana chegando para morar no interior da França.

De Niro vive um personagem que está entre o arrependimento e o orgulho de ser mafioso. Assim como sua esposa e filhos. Nenhum deles exita quando precisam optar pela conversa ou a violência. Os quatro fecham um entrosamento interessante, e tornam o filme bem agradável, apesar de algumas cenas quase à la Tarantino.

A Família tem uma boa trilha sonora, que consegue trazer o clima dramático quando é necessário, principalmente da metade para o final do longa. Contudo, algumas questões são mal exploradas, como a paixão da angelical Dianna Afron e o domínio territorial que John D'Leo conquista na escola. Porém, sem dúvida nenhuma, Robert De Niro compensa algumas dessas questões com a sua interpretação de ex-homem da máfia.

Não há nenhuma excepcionalidade em A Família, mas é uma comédia dramática razoável, que revive o clima legal da Máfia no Divã e coloca mais uma vez De Niro num papel que ele adora e se sai muito bem. Vale a pena.

Gênero: Comédia Dramática
Duração: 111 min.
Origem: França, EUA
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson e Michael Caleo
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 16 anos
Ano: 2013

Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário