segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Filme de Segunda 120

Bling Ring: A gangue de Hollywood


Sofia Coppola ataca mais uma vez - no sentido bom da expressão. A jovem diretora americana, no alto de seus 42 anos, tem uma carreira marcada por roteiros de muita personalidade e filmes que não são tão fáceis de digerir. Em todos os seus trabalhos, características similares: narcisismo, obsessão por celebridades e o vazio da fama. Isso é basicamente Bling Ring: A gangue de Hollywood.

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um grupo de amigos, de classe alta, que passa a invadir as mansões de celebridades que admiram e a praticar pequenos furtos.

Coppola evidencia e faz uma crítica à idolatria a um modo de vida burro, de glamour, levado a festas, drogas, embalado por gangsta rap e ilustrado por muita ostentação nas redes sociais. São jovens, ricos, literalmente mal criados, de pais distantes, embora superprotetores. Um combinação que não dá muito certo, e os personagens de Bling Ring deixam isso bem claro. Eles e suas questionáveis amizades. Frágeis e descartáveis.


A diretora não faz nenhuma questão que o filme crie qualquer simpatia junto ao público. Pouco sabemos da história dos personagens antes daquela situação. O pouco que sabemos, deduzimos, e o que deduzimos é ruim. Não há mocinhos. Há um retrato de uma sociedade doente, que produz celebridades em série. Nessa ânsia de não criar simpatia, Sofia Coppola corre riscos. É muito fácil achar Bling Ring um filme chato.

Quase é. Tecnicamente tem muitos acertos, como a fotografia, a cenografia, uma trilha sonora corretíssima e atuações exitosas. Nada exageradas, sem destaques individuais, porém exitosas. Contudo, a profundidade da construção dos personagens é rasa. E isso, acredito, seja de propósito. É jogada de uma diretora realmente talentosa, mas como já ressaltei, corre o risco de ter um bom filme como este mal interpretado (ou mal visto).

Gênero: Drama
Duração: 90 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Sofia Coppola
Roteiro: Sofia Coppola
Distribuidora: Diamond Films
Censura: 16 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário