segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Filme de Segunda 119

Tese sobre um Homicídio


Cinema argentino é sempre muito bom, intimista, com roteiro bem elaborado e atuações muito seguras e aplicadas. Não é diferente com Tese sobre um Homicídio. Assim como não é diferente também o seu protagonista: Ricardo Darín. Sempre ele, sem dúvida nenhuma o maior astro do cinema argentino e um dos grandes do cinema latino. Darín está longe de ser problema, obviamente ele não faz parte do elenco de todos os filmes produzidos na Argentina, mas sem de 99% dos filmes hermanos que chagam ao mercado brasileiro. Isso é ruim, emburrece o público e desgasta o artista.

Entretanto, por incrível que pareça, Darín não se torna repetitivo. O excelente ator sempre consegue executar ótimos trabalhos e contribuir com a publicidade de grandes películas. Ricardo Darín chama bilheteria, não a um nível hollywoodiano, mas chama. Por isso, o cinema argentino só chega ao circuito nacional dessa forma. É uma pena, deveria vir por outros meios também.

Tese sobre um Homicídio é um thriller policial com um certo suspense. É dos mesmos produtores do excelente O Segredo de Seus Olhos, porém está um degrau abaixo no nível de execução e qualidade de trama. Contudo, é um bom filme, que segura e envolve o espectador.


Roberto, personagem de Darím é um respeitado advogado criminalista, que há muito tempo apenas dá aula e escreve livros. E uma de suas novas turmas acaba conhecendo Gonzalo, aluno inteligente e provocador, filho de um antigo amigo. Enquanto Gonzalo tem uma postura de idolatria e ao esmo tempo contestação, Roberto nutri um espírito investigador e, ao mesmo tempo, descrente no sistema.

Em uma das aulas, uma moça é assassinada no pátio da universidade. O crime acaba chamando muito a atenção dos dois personagens. O professor o que desvendar, já o aluno pretende escrever seu trabalho de conclusão de curso sobre o crime em questão.

Em Tese sobre um Homicídio o diretor Hernán Goldfrid faz um trabalho muito interessante, conseguindo amarrar muito bem as situações e chamando o espectador para dentro do ministério. Assim como o professor Roberto, também passamos a desconfiar de Gonzalo como o autor do homicídio. O final realmente fica devendo visto o restante do filme, todavia não podemos desmerecer todo um trabalho bem executado que, infelizmente, não obteve um fechamento condizente.

Gênero: Suspense
Duração: 106 min.
Origem: Argentina, Espanha
Direção: Hermán Goldfrid
Roteiro: Patricio Vaga
Distribuidora: Califórnia Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário