segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Filme de Segunda 117

Guerra Mundial Z


Nos últimos ano o cinema tem utilizado demais o gênero zumbi, portanto é quase impossível que coisa originais apareçam. Porém, mesmo não sendo original, é possível ser um bom filme. Me parece o caso do Guerra Mundial Z, dirigido por Marc Forster e estrelado por Brad Pitt. Entretanto, se trata de um trabalho menor na filmografia de Brad e Forster. O diretor é responsável por filmes como A Última Ceia (2001), Em Busca da Terra do Nunca (2004) e O Caçador de Pipas (2007). Quanto ao marido de Angelina Julie, acho que dispensamos apresentações.

Guerra Mundial Z é uma adaptação do livro homônimo de Max Broox e até agora alcançou a marca de filme de terror mais caro da história, chegando em torno dos 200 milhões de dólares. E muito disse se deve ao fato das recorrentes mudanças de roteiro, prazo de entrega estendido e até refilmagem das cenas finais do thriller.

Brad Pitt é um jornalista (Garry Lane) que trabalhou muito tempo para a ONU em operações especiais, atuando como se fosse um investigador. Depois que um misterioso vírus se espalha rapidamente pelo planeta, Garry Lane é acionado pelas forças militares dos EUA para ajudar a encontrar a origem e a cura para o vírus que transformou a maior parte da população mundial em zumbis.

Por incrível que pareça, Guerra Mundial Z funciona como um bom suspense, apresentando boas cenas que levam o espectador a ficar vidrado e envolvido com a trama. Mas durante o filme certa oscilação. Quando não há suspense, há fuga, correria, multidão e confusão. Marc Forster opta pela dinâmica das cenas de ação ao invés do sangue habitual dos filmes de zumbi. O público cativo do gênero sentiu falta. E o filme realmente peca nesse sentido.

Não é exagero afirmar que é a guerra de um homem só. Tudo fica muito centralizado em Brad Pitt que, como de costume, faz bem o que tem de fazer. Se podemos destacar o protagonista e o exitoso suspense como pontes fortes de Guerra Mundial Z, seria injusto não citar os efeitos gráficos. Há cenas fotograficamente muito bonitas e impactantes, como a invasão à Israel, já na metade final do filme.

No mais, não estamos diante de nenhuma exceção dentro do gênero. É só mais um filme que diverte. E ponto.

Gênero: Terror
Duração: 116 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Marc Forster
Roteiro: J. Michael Straczynski, Matthew Michael Carnahan
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Censura: 12 anos
Ano: 2013
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
- Bom Filme
X Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário