segunda-feira, 22 de abril de 2013

Filme de Segunda 109

Tomboy


Talvez o nome do filme seja  fator mais explícito desse trabalho delicado e cuidadoso da francesa Céline Sciamma. A tradução literal do termo Tomboy é menina moleque. É assim que conhecemos Laure, uma menina que tem  por volta de 10 anos de idade, cabelos curtos, corpo esguio e que usa roupas nada femininas.

Em época de combate ativo contra a homofobia, a cineasta prefere não chocar. Opta por um trabalho intimista, guiado pela leveza e inocência de crianças descobrindo a vida. Laure, seu pai, sua mãe e sua irmã mais nova se mudam para um novo conjunto habitacional. Rodeado por uma enorme área verde, as crianças do condomínio se dão bem e passam parte do dia na rua, brincando.

Pensando que seria aceita pelo novo grupo com mais facilidade, Laure assume a identidade de Michael e se apresenta como menino. A jovem parece já ter a consciência de que não encontrará na rua a mesma compreensão que tem dos pais, que não a contestam ou pressionam para que seja mais feminina.

Tomboy transcorre de forma suave, dividindo o filme em três etapas. Primeiro, a aceitação no grupo. Depois, a criação de laços de amizade e o surgimento de uma paixão pré-adolescente por Lisa, a única menina do grupo. Essa atração de "Michael" acaba sendo correspondida. A última e terceira etapa é a mais traumática, ainda que Céline Sciamma não pese a mão em nenhum momento. É quando Laure, por intervenção da mãe, precisa deixar de ser Michael e, para todos então, será Laure.

Céline monta um cenário interessante, de uma família aparentemente sem problemas para discutir ou aceitar a sexualidade de um dos filhos. É uma sugestão importante. A responsabilidade de qualquer discussão mais profunda e preconceituosa fica a cargo das crianças que apresentam certa dose de maturidade. Tomboy acaba sendo um belíssimo trabalho sobre crescimento e descobrimento.

Gênero: Drama
Duração: 82 min.
Origem: França
Direção: Céline Sciamma
Roteiro: Céline Sciamma
Distribuidora: Pandora Filmes
Censura: 10 anos
Ano: 2012
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário