segunda-feira, 11 de março de 2013

Filme de Segunda 103

Colegas


O cineasta Marcelo Galvão nos apresenta um road movie diferente. Uma fabula, totalmente lúdica e, ao mesmo tempo, a realização de um sonho. É o lúdico e o real se encontrando no cinema. Ariel Goldenberg é portador de síndrome de down, cinéfilo, que já fez alguns trabalhos na televisão. Nunca no cinema.

Nunca até ano passado, quando foi protagonista de Colegas, ao lado de Rita Pokk - sua esposa - e Breno Viola. Os dois últimos também portadores do distúrbio genético. O filme de Galvão já ganhou em alguns prêmio e já pode ser encontrado em muitas salas de cinema pelo Brasil.

É uma realização curiosa, sem dúvida. Colegas faz campanha sem fazer. O diretor e seu roteirista, Ricardo Barreto, não fazem diretamente campanha contra o preconceito com pessoas portadoras da síndrome. Porém fica quase impossível desassociar este tema do filme.

Colegas é um exercício de imaginação. É a busca por sonhos, dentro e fora do filme. De tabela, uma homenagem sutil a diversos filmes e estilos. O personagem de Ariel é Stallone. A inspiração do três protagonistas que trabalham na videoteca do instituto que abriga portadores de síndrome de down é o filme Thelma & Louise. Eles querem viver uma grande aventura, pegando a estrada em um conversível. A motivação vem de A Sociedade dos Poetas Mortos, nas frases do professor John Keating: "Aproveitem o dia, rapazes. Façam de suas vidas algo extraordinário."

Numa belíssima fotografia, que passa pelas estradas do interior de Minas Gerais, vai até as praias de Santa Catarina e termina em Buenos Aires, Colegas tem uma improvável e divertida perseguição policial. Tudo embalado com uma boa trilha sonora, toda composta por músicas de Raul Seixas.

Este descompromissado conto funciona bem até a parte final. Depois, cai um pouco. Não mantém no espectador o mesmo interesse. E o que deveria ser uma excelente participação acaba também contando pontos negativos. Lima Duarte é o narrador de uma história que não precisa ser narrada. Quando o filme passa a se explicar, ele tira do público a possibilidade da interpretação. Por esse detalhe é que Colegas adquire ares de um trabalho para o público infantil. Não deveria ser.

Gênero: Comédia
Duração: 103 min.
Origem: Brasil
Direção: Marcelo Galvão 
Roteiro: Marcelo Galvão e Ricardo Barreto
Distribuidora: Europa Filmes
Censura: 10 anos
Ano: 2012



Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário