quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fortunati está tapiando a população de Porto Alegre

Atualizado às 20h: A prefeitura divulgou na tarde desta quarta-feira as seis casas noturnas que funcionam por meio de liminar em Porto Alegre: Cabaret Voltaire, Café Quintino, Divina Comédia, Opinião, Strike 410 e Stuttgart.

Não acho prudente politizar tragédias. Ainda mais na base do achismo, como geralmente fazem personagens da mídia, sejam de imprensa ou não. Apontar culpados e vir com aquele velho discurso de que "só no Brasil mesmo" e "esses políticos que só servem para roubar nosso dinheiro", é jogar pra torcida. É a coisa mais fácil do mundo. Não é disso que as vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, precisam.

Devemo é ficar atentos às investigações, cobrar e esperar que a justiça cumpra sua função.

Bernardo Jardim Ribeiro/Jornal Sul21
Entretanto, algumas coisas não podemos deixar passar. Ontem à noite, no programa 20 Horas, da TVCOM, o prefeito de Porto Alegre José Fortunati afirmou que existem seis grandes casas noturnas funcionando na capital gaúcha com liminar da Justiça e oferecendo risco de segurança aos frequentadores. Ele não revelou os nomes para - palavras dele - "não causar pânico".

A impressão que fica é que Fortunati não quer causar pânico aos proprietários dos estabelecimentos. A população, tenho certeza, não ficaria em pânico. Apenas teria a possibilidade de escolher entre frequentar ou não esses lugares.

O prefeito ainda disse mais: “Nós já vínhamos fazendo isso. No ano passado, fechamos mais de 30 casas por meio de processos e avisos. Tivemos muitos protestos de frequentadores na época, mas acho que hoje as pessoas estão compreendendo melhor e que medidas duras, às vezes, devem ser tomadas para não colocar em risco a vida das pessoas. O que vamos começar a partir de hoje é uma fiscalização mais intensa”

Minha memória, e o arquivo de todos os jornais da capital, não podem estar tão equivocados assim. Fortunati se refere à operação Sossego, executada pela Smic, ano passado. Essa operação nunca mencionou entre seus objetivos a verificação de sistemas anti-incêndios ou planos de evacuação de público. Ela primava por verificar as condições de funcionamento dos comércios, potencial de perturbação do sossego público, uso de música, presença de menores de 18 anos, horário estipulado nos alvarás expedidos pela prefeitura, condições de higiene e proibição do comércio de bebidas alcoólicas em vias públicas.

Pelo menos por enquanto, José Fortunati está tapiando a população de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário