segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Filme de Segunda 95

Procura-se Um Amigo para o Fim do Mundo


Nos últimos anos tornaram-se comuns os filmes-catástrofe. Um gênero que aborda geralmente o fim do mundo ou a extinção da raça humana, sempre em decorrência da colisão da Terra com algum grande asteroide ou simplesmente pela epidemia de algum vírus misterioso que transforma as pessoas em zumbis. É o argumento da diretora e roteirista Lorene Scafaria para Procura-se um amigo para o fim do mundo. Sem zumbis, mas com asteroide.

A nave que viajou com a missão de explodir o asteroide antes de se chocar com a Terra falhou. O mundo tem apenas mais algumas semanas de existência. A raça humana será extinta. A partir daí, sem tsunamis, sem grandes tempestades de neve, sem nenhuma cena do asteroide colidindo com o planeta ou a nave explodindo no espaço, apenas com relações humanas, drama pessoal e um leve bom humor, Lorene Scafaria nos conta uma história simpática e inova no gênero catástrofe.
Imagine um cara completamente comum, corretor de seguros, meia idade, um casamento morno que recém terminou, pois sua esposa foi embora. Este é o Dodge, personagem de Steve Carell. Um tipo que é quase marca registrada do ator, aquele cara meio sem sal, com um ar irônico, que Carell faz muito bem. Aqui não é diferente. Enquanto as pessoas estão preocupadas com o que vão fazer antes do final do mundo, desesperadas para viver o que nunca viveram, Dodge só está preocupado com seus problemas. Como ele mesmo define, o período entre o final do mundo e a fuga de sua esposa realmente não é o mais alegre da sua vida.

Entre alguns indas e vindas desses últimos dias do seu cotidiano, que pouco se altera, ele acaba conhecendo a sua vizinha Penny, uma jovem da mesmo forma despreocupada com o mundo e atenta a seus próprios problemas. Ela está terminando um relacionamento e não vai conseguir pegar o avião para ir ver seus pais. Penny é vivida pela linda Keira Knightley, que está muito bem no filme.

Dodge e Penny acabam sendo um a companhia do outro em meio a um cenário de caos. Entre os dois, melancolia. Lorene Scafaria cria uma espécie de universo paralelo para os dois protagonistas cumprirem uma bonita jornada de auto-conhecimento, amizade, reencontros. Procura-se um amigo para o fim do mundo peca pelo excesso de cuidado. Às vezes falta o exagero, pesar a mão no drama, em alguma cena mais tocante.

Scafaria faz, sem dúvida nenhuma, um bom trabalho. Um filme catástrofe sem cenas de catástrofe, muito equilibrado em seu humor e sua emoção, e com um desfecho bonito e satisfatório. Vale aproveitar que o mundo não acabou de verdade, e assistir a este que ilustra o primeiro Filme de Segunda em 2013.

Gênero: Drama, Comédia
Duração: 101 min.
Origem: EUA
Direção: Lorene Scafaria
Roteiro: Lorene Scafaria
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2012
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário