segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Filme de Segunda 90

Aqui é o Meu Lugar

Cheyenne é um rockstar que há muito tempo decidiu se afastar da música e viver da sua fortuna, em uma cidade pacata, com uma rotina pacata, ao lado de sua esposa, em uma enorme mansão. Ao longo do filme, descobrimos o motivo pelo qual o artista deixa de fazer aquilo que é a essência de um músico: a música. Cheyenne é um personagem que lembra a leseira de Ozzy Osbourne, a fisionomia de Alice Cooper e a personalidade artística de Robert Smith.

Cheyenne é vivido por ninguém menos que Sean Penn. Só isso já valeria o filme. Os trabalhos de Penn são sempre impressionantemente exitosos, brilhantes e convincentes. A construção desse roqueiro velho e de certa forma ainda excêntrico, não foge à regra,

Porém, o filme do diretor italiano Paolo Sorrentino tem problemas. O principal deles: uma trama que não sabe muito bem o que deseja ser. Embora pudesse ser, a temática principal do filme não é o fato de Cheyanne decidir não compor mais. E mais lá pra frente, o motivo se revela de suma importância, só que não se torna importante para o filme.

Em Aqui é o Meu Lugar o personagem principal sai em uma viajem de vingança, atrás do algoz do seu pai nos campos de concentração nazistas. A certa altura, o drama se torna um road movie, com cenas de estradas, hotéis baratos e pessoas que surgem e saem da trama rapidamente. Mas em nenhum momento aquela vingança parece se tornar algo sério.

Aqui é o Meu Lugar tem ares de uma comédia dramática. De fato, não é um filme pesado. Sorrentino vai abrindo abas durante o longa, situações que apresentam a complexidade necessária para sustentar um filme inteiro, só que muitas delas não são retomadas, ficam em aberto. De certa maneira isto cria uma expectativa que não é alcançada no final das contas.

O filme tem a participação especialíssima de David Byrne, e também por isso uma trilha sonora muito boa, que ajuda a dar leveza  e um tom nostálgico. Cheyenne só quer se acertar consigo mesmo, e merecia um filme melhor. Sean Penn fez o que pode.

Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Origem: EUA
Direção: Paolo Sorrentino
Roteiro: Paolo Sorrentino e Umberto Contarello
Distribuidora: Imagem Filmes
Censura: 12 anos
Ano: 2011
Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário