segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Filme de Segunda 88

As Vantagens de ser Invisível

Ignore o título do filme, ele não ajuda em nada. O pior é que dessa vez a tradução é literal. Também por isso, talvez, não faça tanto sentido em português. Estamos tratando de um belíssimo filme sobre adolescência. As Vantagens de ser Invisível é a adaptação do livro de mesmo nome, publicado em 1999, do autor Stephen Chbosky. O próprio Chbosky adaptou o roteiro e dirigiu o longa.

A história não é datada, mas transcorre no início dos anos 90. O personagem central do filme é Charlie (Logan Lerman), um rapaz introvertido de 15 anos, marcado por um trauma infantil e pelo recente suicídio de seu melhor amigo. Charlie sofre de depressão. Está entrando no colegial, o equivalente ao nosso ensino médio, e  vive a expectativa de ser aceito ou conseguir se enturmar em algum grupo. Uma barreira complicada para um jovem com o seu perfil.
Assim como no filme, o drama é contado através de cartas que Charlie escreve ao seu melhor amigo. Sem dúvida, um modo interessante de conhecer mais o personagem principal. O trabalho de Logan Lerman é exuberante. O papel é muito complicado, de uma carga emocional incomum. Lerman incorpora o personagem e traz muita veracidade ao longa.

Charlie acaba sendo "adotado" por dois veteranos meio-irmãos, que fazem seu último ano de colegial. Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson) se intitulam "os deslocados". São de uma turma mais alternativa, que ouve rock e detesta os bailes da escola. São dois personagens muito fortes, com traumas similares ou piores que Charlie. E isto vai sendo descoberto aos poucos. Em As Vantagens de ser Invisível, a certa altura, todos que rodeiam aquele universo apresentam problemas comuns e ao mesmo tempo graves. Mérito total de Stephen Chbosky, que sabe pesar a mão sem tornar nada explícito.

A jornada de amizade entre Charlie, Sam e Patrick é muito bonita e bem construída. A trilha sonora ajuda a costurar o filme, e a busca por uma música desconhecida, ouvida no rádio, é uma alegoria das descobertas dessa fase. A música em questão é Heroes, do David Bowie, não contemporânea àqueles jovens, acostumados a mixar coletâneas com fita cassete, rádio e alguns LPs.

Assim como Logan Lerman, Ezra Miller e Emma Watson estão perfeitos em seus papéis. Miller, que fez o Kevin adolescente em Precisamos Falar sobre Kevin (2011), interpreta um homossexual simpático e extrovertido, que toma conta de todas as cenas em que participa. Emma Watson definitivamente se libertou de Hermione, faz aqui uma jovem muito singular, e participa das melhores sequências de As Vantagens de ser Invisível.

Certamente é um filme que entra para o hall do melhores trabalhos cinematográficos sobre adolescência. Imperdível.

Gênero: Drama
Duração: 103 min.
Origem: EUA
Direção: Stephen Chbosky
Roteiro: Stephen Chbosky
Distribuidora: Paris Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2012


Classificação PoA Geral 
- Obra
X Baita Filme
- Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário