quarta-feira, 11 de julho de 2012

Como podem jogar Elano e Forlán

Edu Andrade/Gazeta Esportiva
Sem dúvida nenhuma a contratação do uruguaio Forlán pelo Inter tem um peso diferenciado. É um jogador de talento reconhecido internacionalmente, com passagem vitoriosa pela Europa, foi o craque da Copa de 2010 e é ídolo na seleção uruguaia. Além de ser um grande jogador de futebol, Forlán também é uma bela jogada de marketing do Internacional. A não ser que dê muito errado com a bola rolando, a contratação do uruguaio é o grande acerto do Inter em 2012.

Lucas Uebel/Grêmio
Elano é de outra turma, não tem a mesma qualidade nem o mesmo prestigio. Não é aquela contratação de lotar aeroporto, mas pode ser aquela que ajeita o time. Elano é bom jogador, voluntarioso, sabe carregar o piano mas, quando precisa, pode afinar o instrumento também. É jogador experiente, com passagens exitosas no Santos e na Seleção brasileira. Elano tem como fazer diferença no atual grupo de jogadores do Grêmio.

Mas como atuariam taticamente na dupla grenal esses dois jogadores? Ambos são polivalentes e podem, com qualidade, exercer mais de uma função em campo.

No Grêmio, sem alteração de esquema, Elano entra na equipe atuando pelo lado direito do meio-campo, no habitual 4-3-1-2 de Luxemburgo. Pela má fase, mesmo sendo canhoto, Léo Gago perderia a vaga, Souza mudaria de lado para dar lugar ao novo contratado, Fernando seguiria na primeira função do losango e Zé Roberto fecha o meio como ponta-de-lança. Assim o time ganha mais experiência, mais qualidade técnica e uma chagada de trás mais qualificada.

Há outras alternativas, só que menos prováveis. Luxemburgo pode adiantar Elano e deslocar Zé Roberto mais para o lado esquerdo, montando assim um quadrado no meio, com Fernando e Souza sendo os volantes do 4-2-2-2. Não descarto ainda que o treinador cogite fazer o que fez Dunga quando treinou o jogador, utilizando Elano como meia aberto na direita no 4-2-3-1. A única dúvida é se Kléber seria o único atacante ou seria deslocado para o lado esquerdo do campo.

No Internacional, as incógnitas podem ser maiores. Afinal o grupo esta completamente em aberto. Ainda não se sabe se Ganso e Nilmar chegam e se Oscar e Damião serão vendidos. Contudo, Dorival já adiantou como pretende usar Forlán. O técnico colorado quer que o craque atue como no Uruguai de 2010, pela faixa central do campo, como segundo atacante, como ponta-de-lança ou centroavante. Na Copa em que foi o melhor jogador, variou entre essas três posições.

Ponta-de-lança está praticamente descartado no Inter, Dorival não vai modificar o esquema a ponto de centralizar a criação do time em apenas um jogador. E no grupo atual, não tem jogadores para fazer um losango no meio. A tendência é que continue o 4-2-3-1 no Beira-Rio.

É difícil supor o Internacional que terminará jogando o BR-12, mas atualmente, Forlán seria o homem centralizado do trio de meias, com D'Alessandro de um lado, Dagoberto ou Oscar de outro. Na frente, Damião ou Nilmar. Caso o Inter não conte mais nem com Damião, nem com Nilmar, o uruguaio joga como atacante mais avançado sem problema nenhum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário