segunda-feira, 21 de maio de 2012

Filme de Segunda 69

Nascidos em Bordéis
Por mais que um documentário tenha um diretor, um produtor, um roteiro e um cronograma a ser executado, absolutamente nada em um documentário é mais importante que a realidade a ser documentada. Não há cineasta capaz de agir sobre uma realidade até tornar uma história tão boa, tão interessante ou tão chocante que mereça virar um filme. O documentário Nascidos em Bordéis é dessas histórias que, sem nenhum pingo de ficção, é capaz de tornar conto de fadas os mais dramáticos roteiros de cinema.

A fotógrafa Zana Briski foi para a Índia documentar a vida das prostitutas do Bairro da Luz Vermelha, lugar que concentra um número incontável de bordéis, na cidade de Calcutá. Naquele lugar a prostituição passa de geração para geração, afinal aquelas mulheres moram ali, com suas famílias, e é praticamente impossível que consigam se desgarrar do circulo vicioso que as seguram ali.

Porém, tem algo naquele cenário de pobreza extrema e mercado sexual que saltou aos olhos de Briski, as crianças. Os filhos e filhas das mulheres que desde muito jovens são ensinadas a se prostituirem moram ali, junto com suas mães e, na maioria das vezes, avós.

Obviamente que o foco mudou. A atenção de Zana e do outro documentarista, Ross Kauffman, passa a ser as crianças. Eles decidem que vão ensinar fotografia a estes jovens e buscar mecanismos dentro da difícil sociedade indiana para que estas crianças possam crescer com oportunidades de terem uma vida diferente que não essa do bairro da Luz Vermelha.

Por uma série de fatores inexplicáveis, o tipo de coisa que parece uma conspiração dos cosmos, Zana encontra um grupo espetacular de 8 crianças. São elas: Kochi, Avijit, Shanti Das, Manik, Puja Mukerjee, Gour, Suchitra e Tapasi. Todas entre 10 e 15 anos, um grupo de amigos comum a qualquer lugar do mundo, mas com características individuais muito marcantes, com um brilho muito particular.

Nascidos em Bordéis retrata o cotidiano difícil desses oito amigos e como ficam deslumbrados e interessados com as novas aulas de fotografia. Briski larga máquinas fotográficas nas mãos de cada um e pede que retratem o que enxergam da vida. O resultado é belíssimo. Algumas das crianças desenvolvem real talento, como o notável Avijit, que além de tirar as melhores fotos, é um grande desenhista.

O documentário vencedor do Oscar de 2005 é imperdível. É um soco no estômago, que mostra uma realidade chocante de crianças que, mesmo na situação degradante em que se encontram, conseguem ser, fundamentalmente, crianças. O choque de realidades e a determinação da documentarista em ajudar, de verdade, quem já nasce condenado por nascer no bairro da Luz Vermelha, contrasta com leveza dos cliques de quem descobre a arte. É emocionante.

Gênero: Documentário 
Duração: 85 min.
Origem: Estados Unidos / Índia
Direção: Zana Briski e Ross Kauffman
Roteiro: Zana Briski
Distribuidora: Focus Filmes
Censura: 10 anos
Ano: 2004

Classificação PoA Geral 
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário