segunda-feira, 30 de abril de 2012

Filme de Segunda 66

O Despertar
Jackeline Moraes

Suspense para animar a segunda! Reconciliando meus amores com filmes de terror/suspense, assisti o novo O Despertar, e aprovei mais um bom filme do gênero. Atentem para o “bom”, e não maravilhoso. A verdade é que a proposta do filme é meio clichê, mas o desenrolar da trama prova que de previsível ela não tem nada.

A história nos envia ao ano de 1921, na Inglaterra. Nossa guia pelas atividades paranormais é Florence, uma cética “caça-fantasmas”, com seus próprios mistérios e assombros bem guardados. Florence (Rebecca Hall) dedica-se a desmascarar charlatões com seus métodos científicos. A moça é uma espécie de Sherlock Holmes dos planos sobrenaturais.

O convite para desvendar um caso em um colégio interno de guris meche com lembranças de Florence, que aceita o caso e embarca na “furada” da sua vida. Contratada pelo professor Robert Mallory (Dominic West), a Caça-fantasmas desvenda os mistérios em poucas armadilhas, mas por questões pessoais, se vê presa ao colégio e começa a questionar o que é real.

A trama tem um enlace de terror psicológico muito bom, os cenário e figurinos dão total condição de luto e suspense. O filme é mais claro que os demais filmes de terror, geralmente é uma escuridão só. Mas mesmo com as “luzes acessas”, o filme pesa a mão no suspense e consegue deixar o espectador tenso. 

Não é um dos melhores suspenses do ano, mas é um filme bom. A criatividade e a trilha sonora clássica de filmes de terror dão um atrativo a mais no filme. Acredito que o grande pecado do O Despertar foram algumas situações desnecessárias, aquelas que olhamos e perguntamos “ok, mas o que isso tem a ver com a história?”. Esse tipo de informação confunde a lógica da trama.

O ponto alto foi o jogo de cenas, o modo como as confusões mentais passam essa ideia ao telespectador me lembrou o clássico dos terrores, O Iluminado. O desfecho também foi bem satisfatório e completamente fora do comum, inteligente e bem esclarecedor. O Despertar, pelo conjunto da obra, é classificado como Bom Filme e ótima opção para assombrar a segunda.

Gênero: Terror e suspense
Duração: 107 min.
Origem: Reino Unido
Direção: Nick Murphy
Roteiro: Stephen Volk e Nick Murphy
Distribuidora: PlayArte Pictures
Censura: 14 anos
Ano: 2011

Classificação PoA Geral (Por Jackeline Moraes)
- Obra
- Baita Filme
X Bom Filme
- Bem Bacana
- Legal
- Meia-boca
- Ruim
- Péssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário