segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Filme de Segunda

O Invasor
Por Aline Luisa (@alinebilu)
Um filme que mostra músicos roubando a cena de atores, já é surpreendente, mas espere até descobrir curiosidades dessa obra! Começando pelas figuras centrais, temos Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges), dois amigos e sócios de uma construtora, juntamente com Estevão (George Freire). Este último, sócio majoritário, está criando problemas para os outros dois, ameaçando desfazer a sociedade. A solução encontrada é contratar um assassino de aluguel (O Titã-mestre Miklos) para acabar com Estevão. O malandro bandido, depois de cumprir seu dever, dá um nó nessa história toda, quando acaba curtindo a vida nova e passa a dar pitacos na empresa. Acuados, Ivan e Gilberto não podem fazer nada a não ser ver esse completo e perigoso desconhecido fazer parte do dia-a-dia da construtora. 
Paulo Miklos, o mestre (pra mim) dos Titãs, em seu primeiro filme, prova (alguém ainda duvidava?) que é um artista completo. Sua atuação garante que o espectador fique pasmo e continue, sem piscar, vidrado na tela. Outro grande nome é do rapper Sabotage, que faz papel de si mesmo e ainda assim, perde feio na malandragem para o Mikllos, o que torna o filme engraçado. A narrativa dinâmica, e a trama cheia de reviravoltas, garantem um filme intenso e alucinante, sem contar a trilha sonora poderosa e fotografia inovadora. 
Se ainda assim você não viu motivo suficientes pra assistir, então eu revelo o ponto alto do filme, Miklos fazendo um monólogo em frente ao espelho, a la De Niro em Taxi Driver, cena intensa, protagonizada pelo olhar psicopata de Anísio. As coadjuvante Mariana Ximenez e Mallu Mader, libertam-se dos papéis de patricinhas globais, o que permite explorar a qualidade das belas. Um filme que vale a pena, principalmente pela direção extraordinária de Beto Brant, ele que já tinha dirigido clipes dos Titãs e percebido a sensibilidade cinematográfica do Miklos. Mazááá! 
O Invasor é um filme de 2001, e foi produzido através do concurso "Programa Cinema Brasil", para filmes de baixo orçamento e organizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Aham, baixo orçamento e um baita filme, e digo mais, difícil ser vencido por outros títulos do cinema brasileiro. Dinheiro nem sempre garante sucesso, que o diga Sabotage, morto no filme ( e curiosamente, em circunstâncias parecidas dois anos depois), ao pressionar Anísio, pedindo dinheiro pra produzir seu CD!
*Aline "Bilu" é estudante de jornalismo

Classificação PoA Geral
- Obra
- Baita Filme
- Bom filme
X Legal

- Meia-boca
- Ruinzinho
- Péssimo
- Inclassificável



Nenhum comentário:

Postar um comentário