domingo, 20 de junho de 2010

O gol da Copa!


Por Castro Marcon Cavalcante*

Uma pintura de gol. Um golaço! Luis Fabiano fez o gol que valeu por todos os gols não feitos dessa Copa 2010. Teve uma mãozinha do árbitro, duas mãozonas do Fabiano e o delírio das 84 mil vuvuzelas presentes no Soccer City, que viram o gol da Copa em loco.

O juiz foi coerente na ruindade: validou o segundo gol do centroavante brasileiro, foi exagerado ao expulsar Kaká e não expulsou o Tioté, que quase tirou o Elano da Copa. Brasil e Costa do Marfim não têm culpa da má jornada do frouxo Stephane Lannoy, só prejuízos.

Foi um jogo complicado para a Seleção. Os africanos tem muito bom time. Mesmo respeitando o Brasil, alterando o sistema do habitual 4-3-3 para um mais contido 4-1-4-1, os marfinenses tinham o controle do jogo até o Brasil achar o primeiro gol, depois da jogada espetacular de Robinho, Kaká e L.Fabiano.

O Brasil fez boa partida, ainda tem fragilidade do lado esquerda de defesa, onde tem o Michel, que não foi bem, onde tem Robinho, que não tem voltado para auxiliar Felipe Mello por ali e que hoje não auxiliou nem lá na frente. A saída de bola com os Felipe e Gilberto ainda é problemática, e não deve melhorar no decorrer da Copa. Mas Lúcio e Juan continuam impressionantes, Kaká retomando a forma, dando passe para dois gols, Luis Fabiano voltando a marcar, Elano carregando o piano e aparecendo para finalizar.
A torcida aqui tá feliz, gostou muito do jogo de hoje. E tem motivos. A Copa é feia, truncada, como esse time do Dunga, que pode não encher os olhos, mas consegue acertar mais do que errar, e consegue, porventura, ter lampejos de Brasil.

Depois desse jogo, não dá nem pra reclamar do frio. Talvez do juiz. Mas que fique assim mesmo: Brasil, classificado, 3. Costa da Marfim, ainda no páreo, 1.

*Castro é louco, inclusive por futebol, e aceitou a ideia de ser o correspondente do PoA Geral na África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário