quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Para estourar na Ucrânia

Nessa quarta, 6 de janeiro de 2010, o Grêmio confirmou a venda de Douglas Costa. O jogador de 19 anos jogará pelo Shaktar Donetsk e será, inclusive, colega de mais sete brasileiros: Alex Teixeira, Leonardo, Fernandinho, Jadson, Ilsinho, Willian e Luiz Adriano. O clube ucraniano, nessa "brincadeira", desembolsará por volta de 6,5 milhões de euros, algo em torno de 15 milhões de reais. O Grêmio ainda fica com 15% dos direitos econômicos de Douglas.

Por tudo o que mostrou desde o segundo semestre 2008, quando surgiu como grande promessa, Douglas Costa até que rendeu bom dinheiro ao Tricolor gaúcho. Nunca se firmou como titular absoluto e nem foi unanimidade com a torcida, fez penas dois gols como profissional e participou diretamente de poucos lances decisivos. Não é exagero concluir que foi um bom negócio financeiro, mas discutível manobra futibolística.

Douglas Costa apresentou bom futebol no finzinho do Campeonato Brasileiro de 2009. Por muito menos, os maiores clubes de mundo já tinham demonstrado interesse no guri, e quando finalmente ele parecia ter despontado, o primeiro a fazer uma proposta concreta , levou Douglas. No caso, o Shaktar.

Não é bom para um jogador de 19 anos, dito como promessa, que parece em ascensão depois de um ano de futebol profissional, amargurando um banco de reservas, se transferir para o futebol da Ucrância. Lá, geralmente, os jogadores somem do mapa da bola ou estancam seu processo evolutivo como jogador. A tendência em 2010 era que Douglas se firmasse como titular no Grêmio e amadurecesse, principalmente na questão física, por conta do trabalho de Paulo Paixão.

Indo para o Shakhtar Donetsk e não sendo um jogador muito aplicado, demonstrando muito profissionalismo, logo Douglas Costa está voltando ao Brasil ou então será repassado ao futebol dos Emirados Árabes. De qualquer forma, desejo sorte ao guri, que jogue todo o futebol que ainda não jogou, mas lhe foi atribuído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário