quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sinuca de bico

O Grêmio se encontra numa situação complicadíssima. O tricolor gaúcho não disputa o título, nem sequer uma das vagas na Copa Libertadores, mas é o centro das atenções nessa reta final do Campeonato Brasileiro. Parece que virou obrigação ganhar do Flamengo, e se não o fizer, Inter, Palmeiras e São Paulo creditarão ao Grêmio seus respectivos fracassos.

Nunca vi tantos gremistas torcendo contra o próprio clube nem tantos colorados torcendo para o seu maior rival.

Sou "profissionalismo futebol clube". Acho inadmissível que uma equipe entregue o jogo. E, tenho convicção, o Grêmio não vai pro Rio para entregar, perder e, assim, prejudicar o Colorado e outros interessados. O Grêmio vai perder porque não vence ninguém fora, porque tem uma equipe fragilizada e porque enfrentará um Maracanã lotado e um Flamengo qualificado.

Aos que põem a culpa na fórmula, e insistem, errôneamente, em afirmar que time A depende de time B, falta-lhes a compreensão simples de que cada um depende apenas de sua própria campanha, e nada mais. Tanto Internacional, quanto Palmeiras e São Paulo já estiveram líderes do campeonato, e todos tiveram mais de uma chance de disparar e abocanhar o título. Atlético-MG, fora do briga, também. Nenhum deles foi competente. O Grêmio não tem nada com isso, e agora acaba o campeonato nessa situação delicadíssima.

As declarações de Souza, ainda no domingo, foram lamentáveis. Aliás, não só dele. Dirigentes da dupla GRENAL também abriram suas bocas descuidadas no domingo, ao término da penúltima rodada. As coisas aqui por Porto Alegre se acalmaram nessa terça, quando, pros lados do Beira-Rio, finalmente lembraram que teriam de enfrentar o Santo André e não apenas torcer pelo Grêmio. No Olímpico, o discurso passou a ser mais racional, menos passional. Ou seja, prudente.



Como especulado, o Grêmio não antecipará férias, mas poupará alguns jogadores. Souza, acertadamente, não joga. Segundo Marcelo Rospide "Independente de quem for jogar, vai jogar para vencer." Em tempo, duvido que profissionais em começo de carreira, como Rospide, porão sua carreira em risco por uma vaidade passional de torcedor.

A vantagem do Flamengo é legítima, foi conquistada e, pra mim, os cariocas serão os campeões. Os outros têm de fazer sua parte e se abraçarem nas consequências da rodadas, mas não justificar seus fracassos com resultados paralelos.

Um comentário:

  1. Bom texto.
    Concordo sobre a incompetência dos times que estão depois do Flamengo.
    E o Grêmio vai perder pelas razões que você enumerou. Sem precisar se entregar.

    Beijo.

    ResponderExcluir