quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Abaixo a repressão!

Estou lendo um livro-reportagem que fala das lutas do movimento estudantil brasileiro contra a ditadura militar no país. É escrito por dois jornalistas que fizeram parte de toda essa história, inclusive atuando junto ao movimento. São eles: Ivanir José Bortot e Rafael Guimaraens.

Abaixo a Repressão - Movimento Estudantil e as Liberdades Democráticas é uma grande reportagem que ilustra um momento histórico do Brasil sob a ótica de quem lutou contra a repressão ainda muito jovem. Muito interessante! Entrevistas, fotos, fatos, dados, bom texto... é uma bela obra jornalistica literária.

Ah, já ia esquecendo: o cenário principal é Porto Alegre, a maioria dos relatos se passam na capital gaúcha. O que, pra mim, o torna mais interessante. Abaixo a Repressão acaba se tornando um importante registro histórico pra cidade.

Eu quero ter uma causa pra defender!!! 

Quero lutar por alguma coisa! 

Ir às ruas, protestar!

Mas o que?

Seria falta de ideologia? Ponto pro Cazuza! Ao ler o livro, ou qualquer coisa que remeta à luta contra ditadura, censura e etc., nota-se que aqueles jovens tinham um objetivo, eles tinham uma ideologia pra defender. Não sei vocês, mas me desperta uma vontade de fazer o mesmo!

Ah, que inveja!

Mas não, não posso ter inveja disso! 

Deus que nos livre de uma nova ditadura. 

Mas então, o que faço? Hoje não temos um inimigo claro e único, como foi a ditadura, que atingia e afligia todos. Na democracia os problemas são muito mais individuais do que qualquer outra coisa, o que torna muito mais difícil a criação de grupos que lutam por uma mesma causa. E mais, fica muito mais difícil que uma reivindicação seja atendida, até porque a manifestação é livre então na maioria das vezes ignorada. Passa desapercebida.

1 a 1, Cazuza! Se por um lado falta ideologia, por outro, é preciso compreender a complexidade do sistema e seus problemas e saber que ainda temos uma democracia que engatinha, com pouco mais de 20 anos de existência. 

O movimento estudantil é importante para o amadurecimento dessa democracia. É preciso que, de alguma forma, volte a ser atuante como um dia já foi. E até já dou a dica de uma causa (para lutarmos todos nós): EDUCAÇÃO!

Agora, é preciso que surja uma voz mais alta que as outras, alguém que grite e acorde o restante. A figura de um líder é importante, um agitador das massas, tão temido e combatido em épocas de censura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário