quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Os escolhidos de Dunga

Desde a vitória de 3 a 1 sobre a Argentina, a Seleção brasileira está matematicamente classificada para a Copa do Mundo da África, em 2010. Isso não é novidade. Estamos há menos de um ano para o início da competição mundial, a partir de agora os jogos da Seleção passam a ter carater preparatório, e não mais classificatório.

Na gestão Dunga, 81 jogadores já foram chamados para vestirem a Amarelinha, e o grupo ainda não está fechado. Está quase. Analisando as convocações e considerando os jogadores de confiança do treinador, acredito que 20 nomes já estão na Copa da África. Caso não haja nenhum tipo lesão, ou qualquer motivo que os tirem da competição, são eles:

Goleiros
Julio Cesar
Victor

Zagueiros
Lúcio
Juan
Luisão
Miranda

Laterais
Maicon
Daniel Alves
André Santos

Meio-campistas
Gilberto Silva
Felipe Mello
Josué
Ramires
Elano
Julio Baptista
Kaká

Atacantes
Robinho
Luis Fabiano
Nilmar
Adriano

Esses nomes são a tendência, apesar de alguns jogadores serem contestados. Dunga sempre demonstrou muita coerência no seu trabalho a frente da Seleção, e a não ser que mude alguns de seus conceitos, a lista não deve ficar muito diferente dessa.

A vaga de terceiro goleiro é uma das 3 dúvidas do treinador. Gomes e Doni disputam essa brecha. Felipe, goleiro do Corinthians, me surpreenderia. Dunga também não achou outro lateral esquerdo, Marcelo e Kléber estão no páreo, mas não descartaria André Santos sobrando nas próximas convocações.

O terceiro nome que fecharia a lista é o que me causa maior confusão. O meia Anderson, do Manchester United, sempre é chamado, mas nunca joga devido a lesões, entretanto o nome desse jogador é forte. Sandro, do Inter, é um nome que despontou nos últimos meses, e pode se afirmar e preencher essa terceira vaga. Os volantes Lucas e Hernanes, e o meia Diego, correm por fora. Bem por fora. Ainda levo em consideração o acréscimo de mais um atacante no elenco, seria Alexandre Pato.

Os dois Ronaldos são possibilidades improváveis: o Gaúcho, não demonstra nada que nos leve a acreditar na volta do seu melhor futebol; o Nazário, até pode demonstrar futebol competitivo, mas nunca mais será fininho, isso deverá pesar na decisão de Dunga.

A lista completa de todos os jogadores convocados por Dunga, no Blog do PVC.

3 comentários:

  1. Quanto ao Josué, eu discordo com o Dunga!!!

    Eu não levaria... mas acho que vai pra Copa.

    Aliás, eu não levaria nem Gilberto Silva, nem Josué, nem Elano, e nem Robinho.

    ResponderExcluir
  2. a lista vai ser praticamente essa, ainda acho que a vaga do Adriano ta em aberto, porque não sei quantas baladas passarão até a copa, ta no tempo de alguma experiencias do treinador, Grafite, Fabio Aurelio, Alex e Diego Souza devem ganhar alguma chance... e a lista argentina??? vai ter alguma???

    ResponderExcluir